Quem precisa de sangue depende da generosidade da população. Isso porque não existe nenhum medicamento que substitua a doação ou uma forma de fabricar sangue. Nesse contexto, é fundamental que a sociedade se conscientize sobre a necessidade de ajudar. Para alertar as pessoas a respeito da importância de aumentar o número de doadores no Brasil existe a campanha Junho Vermelho. Mesmo em época de pandemia, em que o isolamento social é altamente recomendado, é válido sair de casa para praticar uma boa ação neste mês especial de doação de sangue.
Onde doar?
Quando não vivíamos ainda a situação do novo coronavírus, um ônibus do Instituto de Hematologia de Londrina (IHEL) se deslocava até Rolândia para atender doadores da cidade. Agora, as doações de sangue só podem ser realizadas em Londrina no próprio instituto (Rua Senador Souza Naves, 667), no centro de Londrina.
Quem pode doar?
Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos — para aqueles com 16 a 18 anos incompletos é exigida a autorização dos responsáveis. Possuir mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. Ter se alimentado antes do procedimento — mas é preciso evitar o consumo de comidas mais gordurosas 3 horas antes da doação. Além disso é importante também estar descansado — a pessoa deve ter dormido pelo menos 6 horas no último dia, e também é necessário levar um documento oficial com foto, como RG, CNH, Carteira de Trabalho etc.
Situações temporárias que impedem a doação
Há alguns casos em que a doação não pode ser realizada temporariamente, como: pessoas com sintomas de resfriado devem aguardar 7 dias; quem ingeriu bebidas alcoólicas deve aguardar 12 horas; quem fez maquiagem definitiva ou tatuagem só pode realizar a doação de sangue depois de 1 ano; gestantes; mulheres que tiveram filhos — após a realização de parto normal é necessário esperar 90 dias e da cesárea, 180 dias; mulheres que amamentam só podem doar depois de 12 meses do parto; quem tomou vacina contra a gripe precisa esperar 48 horas. Na dúvida, é sempre bom se informar no IHEL antes de fazer a doação. O telefone para contato é o (43) 3374-7800.
Sobre o Junho Vermelho
A campanha é um alerta também para que as doações ocorram o ano todo. Atualmente, de acordo com o Ministério da Saúde, são feitas 3,4 milhões de doações de sangue ao ano no país. É preciso aumentar esse número e esse é o objetivo do Junho Vermelho.