Rolândia e outros municípios da região irão receber a visita, e os serviços, de um castramóvel itinerante do Governo do Estado. O veículo fará a esterilização gratuita de cães e gatos. “Se a gente tem um animal castrado, a tendência é diminuir a população de rua e reduzir, consequentemente, a incidência de zoonoses”, destacou o deputado estadual Cobra Repórter (PSD).
Agora, veio a boa notícia: o deputado estadual Cobra Repórter recebeu a confirmação do secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, para a liberação de R$ 25 mil para municípios do Norte e Norte Pioneiro. Nesta primeira etapa, o deputado informou que serão contempladas as cidades de Centenário do Sul, Conselheiro Mairinck, Curiúva, Imbaú, Munhoz de Mello, Nova América da Colina, Porecatu, Prado Ferreira e Rolândia. “Essa ação junto com as prefeituras é muito importante para todos. A procriação descontrolada pode diminuir evitando a proliferação de doenças”, explicou Cobra Repórter.
Vale destacar que, durante o mês de julho, diversas ações sobre a saúde de cães e gatos são realizadas para alertar sobre a importância da prevenção de zoonoses. As atividades integram o Julho Dourado, instituído pela Lei Estadual nº 19.472/2018. O Julho Dourado também tem o objetivo de motivar a população para que reflita sobre o bem-estar desses animais. “Conscientização é o melhor caminho”, destacou o deputado estadual Cobra Repórter, autor do projeto de lei que instituiu o Julho Dourado.
Projeto municipal de castração
A reportagem do JR entrou em contato com o secretário de Meio Ambiente, Anderson Huss, que falou sobre o projeto de castração de cães e gatos no município de Rolândia. “Tivemos que fazer alguns ajustes e neste segundo semestre isso deve estar resolvido”, afirmou o secretário. O secretário também falou sobre o recurso que veio para a compra do castramóvel. “Vamos dar continuidade nesse projeto para que, ainda neste ano, esse castramóvel já esteja no município de Rolândia”, ressaltou Anderson Buss. Sobre o castramóvel itinerante do Governo, o secretário afirmou que ainda não foi comunicado sobre o assunto.
O recurso para a compra de um castramóvel, trailer equipado para a realização da castração de animais de rua, é antigo, do final de 2018 para ser mais exato. O recurso veio por meio de uma emenda impositiva de R$ 120 mil empenhados por meio do deputado federal Osmar Bertoldi. “Ele defende a questão animal no Paraná”, explicou o vereador Reginaldo Silva, que, ao lado do vereador Rodrigão, são autores de um projeto de lei em defesa dos animais que prevê a chipagem dos bichinhos.
“Uma vez com esse castramóvel, a gente consegue diminuir a população de animais nas ruas e depois fica mais fácil para o nosso projeto, de fazer a chipagem”, afirmou Reginaldo.