O Ministério Público de Rolândia enviou uma recomendação aos gerentes de bancos e proprietários de lotéricas do município para que os responsáveis apliquem medidas preventivas em seus serviços de atendimento ao público.
No documento, é solicitado que os bancos e lotéricas determinem horário especial para atendimento exclusivo de idosos, com agendamento prévio, sempre que possível. Além disso, é recomendado que os mesmos priorizem atendimentos essenciais, fazendo ampla divulgação de quais são, e solicitem que a população venha em outras datas para resolver questões que não sejam urgentes.
Na recomendação do MP, há uma instrução sobre o fornecimento de senhas e agendamentos que devem ser entregues assim que surgirem as aglomerações, limitando o número de pessoas a serem atendidas por hora de acordo com o espaço da agência.
Os bancos também terão que disponibilizar um funcionário para estar na parte externa do estabelecimento, pelo menos uma hora antes da abertura, para ordenar a fila, esclarecendo os atendimentos prioritários que serão realizados, distribuir senhas e evitar aglomerações. O banco, ou a lotérica, também deverá realizar o fornecimento de kits de higiene para os funcionários na escala de trabalho, conforme indicado pela vigilância sanitária.
O documento também apresenta recomendações aos representantes da Polícia Militar para que façam ampla divulgação da presente recomendação, assim como dos Decretos Municipais que determinam medidas de prevenção e controle da propagação do coronavírus (Covid-19), junto aos responsáveis pelas lotéricas e estabelecimento bancários do Município, com o intuito de inibir a aglomeração de pessoas e orientar como devem proceder.
Será também uma tarefa da PM auxiliar no ordenamento das filas, fora das unidades bancárias e lotéricas, quando necessário, para fim de evitar grandes aglomerações, devendo ser garantida a distância de pelo menos um metro e meio entre os consumidores. Por fim, o documento pede que os meios de comunicação de Rolândia e repartições públicas (em especial nos estabelecimentos de saúde), mídias sociais e demais canais, continuem contribuindo na ação de propagação de medidas preventivas, para que a população evite a aglomeração nos bancos, lotéricas e supermercados do município.