Este ano a Colônia Japonesa celebra 112 anos de imigração no país, que teve como marco inicial a chegada do navio Kasato Maru, em Santos, no dia 18 de junho de 1908. Neste dia chegaram ao país os 781 primeiros imigrantes, de 165 famílias, vinculados ao acordo imigratório estabelecido entre Brasil e Japão.
No Paraná, a primeira colônia japonesa foi fundada em 1917, na cidade de Antonina. Mas há registros que os primeiros japoneses a pisar em solo paranaense aconteceram em 1909. Em Rolândia, a chegada da primeira família japonesa ocorreu no ano de 1932, fundando a Colônia Cafezal.
Hoje no Brasil a comunidade nipo-brasileira encontra-se na sua quinta geração, com um total de 1,6 milhão de pessoas. O Brasil possui hoje 455 empresas com capital japonês, e as exportações Brasil-Japão movimentam US$ 16 bilhões. Além disso, o Japão é o 6º país no ranking de investidores no Brasil.
Para o consultor Fábio Iwakura, presidente da Associação Cultural e Esportiva de Rolândia (ACER), comemorar mais um aniversário da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil é um ato de extrema relevância para a comunidade nipo-brasileira de Rolândia.
“Em nossa associação, não estamos medindo esforços para promover uma série de eventos culturais, artísticos e esportivos no intuito de despertar o interesse dos nossos associados e de potenciais associados. Não somos um clube esportivo e nem é esse o nosso propósito. A nossa missão é manter e promover a nossa cultura através de várias iniciativas”, afirmou Iwakura.
Na quinta (18), o Grupo Parlamentar Brasil-Japão da Câmara dos Deputados fez uma celebração para comemorar virtualmente os 112 Anos da Imigração. No Paraná, o Consulado Geral do Japão em Curitiba e parceiros lançaram um vídeo de mensagens em comemoração e também pelos 50 anos de Irmandade entre o Estado do Paraná e a Província de Hyogo. O vídeo está disponível no Facebook: www.facebook.com/JapanConsCuritiba.
Dia Internacional do Nikkei
A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Bunkyo, promove uma celebração do Dia Internacional do Nikkei no domingo (20), às 20:00, com uma live, transmissão online ao vivo e gratuita, através dos canais do Youtube e Facebook ampliando o seu alcance para todos os países do mundo.
A data do Dia Internacional do Nikkei foi instituída em 2018, na 59ª Convenção dos Nikkeis e Japoneses no Exterior (Kaigai Nikkeijin Taikai), em Honolulu, Havaí, com o objetivo de valorizar e unir os, aproximadamente, 3 milhões de nikkeis ao redor do mundo.
A apresentação será dividida em blocos que irão apresentar os valores nipo-brasileiros identificados pelo Projeto Geração, um trabalho colaborativo com a participação das comunidades nikkeis de diversas cidades do Brasil. Para acompanhar o evento no Youtube acesse: www.youtube.com/bunkyodigital e no Facebook: www.facebook.com/bunkyo. Para mais informações visite o site: www.bunkyo.org.br.