Uma Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) foi realizada por diversos órgãos de Rolândia na noite de sexta-feira (19). O objetivo principal da iniciativa é o de fiscalizar se as medidas de enfrentamento do coronavírus estão sendo cumpridas e, assim, se evitar aglomerações desnecessárias. Nas últimas semanas, os casos de Covid-19 deram um “salto” no município – até essa segunda (22) são 67 casos confirmados e 9 mortes.
A AIFU teve a participação do setor de Fiscalização e da Vigilância Sanitária da prefeitura, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Conselho Tutelar. O grupo se reuniu na sede do 15º BPM em torno das 20 horas da sexta (19) e vários pontos da cidade, do centro e dos bairros, para garantir o cumprimento às normas de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19), especialmente em bares e lanchonetes.
“Foram abordadas 116 pessoas e cinco estabelecimentos foram autuados e dois deles interditados”, explicou o aspirante a Oficial Fracaro, do 15º BPM. A reportagem do JR foi até a prefeitura e descobriu que os bares foram fechados por motivos de alvarás de funcionamento: um deles não tinha e outro estava atrasado. O bar do lavará atrasado já regularizou a situação junto à prefeitura.
A AIFU foi feita para atender as inúmeras denúncias de aglomerações em certos bares e lanchonetes de Rolândia. A Ação também fiscaliza se há álcool em gel, máscaras e distanciamento entre as mesas – as normas de enfrentamento ao coronavírus, além de se verificar se há menores de idade no local.