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CMER envia carta a diretores, presidentes de APMF e Conselhos Escolares

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    O CMER (Conselho Municipal de Educação de Rolândia), vem por meio desta, propor a Interação ativa entre o trabalho da Secretaria Municipal de Educação (SME) e as instâncias colegiadas com o intuito de promover uma estimulação positiva das famílias, pais e responsáveis de nossas crianças que, neste momento, estão fora das salas de aula, e dependem da organização e efetivação das aulas remotas, diante da situação atual causada pela Covid-19, em que se fez necessário a suspensão do calendário escolar presencial do ano de 2020.

    Estamos diretamente acompanhando o trabalho da SME que vem disponibilizando informações e orientações às equipes gestoras de todos os segmentos escolares do município – orientações essas pautadas e fundamentadas pelas leis que regem a educação.

    O Trabalho remoto tem sido bastante intenso e infinitamente estudado, analisado, refletido e cuidadosamente aplicado em nossas instituições, pretendendo manter além do vínculo escolar entre a criança e a escola, manter também, a afetividade junto a aprendizagem e o desenvolvimento pedagógico de nossas crianças.

    É um momento muito difícil para todos os envolvidos, pois trata-se de uma reinvenção do professor e uma reorganização que busca o COMPROMETIMENTO e principalmente o ENVOLVIMENTO direto da família. Neste momento, os pais e responsáveis pela criança são a “ponte de acesso” entre a escola/CMEI e às crianças, para que todo o trabalho elaborado e planejado pelos professores, possa ser aplicado e desenvolvido produtivamente, fazendo com que a ideia principal de manter o vínculo escolar e a interação necessária entre professor/aluno, família/escola aconteça positivamente.

    Desta forma o CMER incentiva às Equipes Gestoras, Diretores e Pedagogos das escolas e CMEIs, juntamente com os professores, a buscar incansavelmente CONSCIENTIZAR as famílias, incentivando os pais e responsáveis a:
COMPROMETEREM-SE com a proposta das aulas remotas;
INTERAGIREM sempre que possível com as professoras nas atividades propostas nos grupos de whatsapp; RETIRAREM atividades e Roteiros impressos quando a instituição oferta conforme orientação de datas e horários orientados pelas professoras nos grupos;
ACOMPANHAREM as atividades propostas junto a criança;
SEPARAREM e DEDICAREM tempo de qualidade, não havendo necessidade de uma carga horária grande, porém, de QUALIDADE, pois trata-se do desenvolvimento das crianças.

    Temos consciência de que os pais/responsáveis não são professores e não substituem professores, mas temos certeza de que uma família envolvida quer o melhor para os filhos assim como o CMER quer para as crianças.
Solicitamos que as instituições após levantamento da participação dos alunos nas aulas remotas, analise junto com as instâncias colegiadas e planeje e execute ações para que todas as crianças possam ter acesso as aulas. Esperamos poder contar com o apoio de todos os Senhores e Senhoras nesta tarefa de diminuir o prejuízo de estudo.

Angelita Soares
presidente do CMER

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