LIRAa caiu para 0,7% em Rolândia

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. LIRAa caiu para 0,7%...

    A Secretaria de Saúde de Rolândia divulgou, nesta semana, o resultado do Índice de Infestação Predial do segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado no município entre os dias 15 e 18 de junho. O índice foi de 0,7%, redução de 4,4 pontos percentuais em relação ao LIRAa anterior, realizado em janeiro. Este resultado coloca o município de Rolândia em uma situação de baixo risco, segundo parâmetros da Organização Mundial da Saúde, que preconiza um índice de até 1% como aceitável.

    “É importante ressaltar que nós tivemos um índice muito elevado em janeiro, que foi quando entramos em epidemia. Por meio das intensas ações realizadas no município conseguimos chegar nesta queda. Todas as ações foram realizadas pelos agentes de endemias, em parceria com os agentes de saúde”, disse Alécio Quinhone, gerente ambiental da Vigilância Sanitária.

    Índices altos
    Apesar do baixo índice, algumas localidades apresentaram infestação de Aedes aegypti acima do aceitável, são elas: Região da Rua Europa e Alfredo Moreira Filho (7,7%); região do Jardim Santa Mônica (4,2%) e Imperial (2,4%); Região do Jd. Roland Garten (2,9%) e Região do Jd. Capricórnio (2,4%). Os criadouros encontrados com maior frequência foram recipientes plásticos, garrafas, latas, entulhos de construção (64%), criadouros naturais (27%) e Vasos e pratinhos de plantas (9%).
 
    “Também é importante destacar que este índice é uma característica da época em que estamos em que faz um pouco mais de frio e temos menos chuvas”, afirmou Alécio. Mas, de qualquer forma, o gerente ressalta que isso não impede de continuarmos realizando as ações preventivas em combate à dengue. “Isso também fará diferença para que, quando chegarmos novamente no verão, possamos estar em uma situação confortável e evitar uma eventual nova epidemia da doença”, ressaltou o gerente.

    Dada à gravidade que esses criadouros têm para saúde pública e meio ambiente, a equipe de Controle de Endemias não está medindo esforços para combater o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, entretanto o apoio da população é fundamental para evitar a proliferação do mosquito e disseminação dessas doenças.

    Números
    Hoje o município registra 2.358 casos confirmados de dengue. Desses casos, 2.031 são autóctones, ou seja, contraídos no próprio município. Ainda há 3.397 notificações, 1.090 casos descartados e 51 em investigação. Rolândia tem, ainda, dois óbitos por causa da doença. Os dados são referentes ao último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) no dia 16 de junho.

    Denuncie
    A Vigilância Sanitária também está disponível para o recebimento de denúncias de locais que sejam possíveis criadouros do Aedes. Para denunciar basta ligar para o número (43) 3906-1126. “O denunciante precisa obrigatoriamente informar o endereço para que a equipe consiga chegar até o local de risco”, orientou.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: