Com o objetivo de unir territĂłrios por meio do cicloturismo, atraindo turistas para fomentar as atividades dos agricultores e dos microempreendedores, o grupo de ciclistas MTB de Londrina e regiĂŁo está lançando o projeto que cria o “Circuito PĂ© Vermelho – Cicloturismo para o desenvolvimento regional”. A rota, que ainda em construção, integra os municĂpios de Londrina, Tamarana, Arapongas, Rolândia, CambĂ©, IbiporĂŁ, Jataizinho, locais em que o cicloturista terá acesso a atrativos naturais, histĂłricos, gastronĂ´micos, culturais e religiosos.
Em Rolândia, estĂŁo participando da ComissĂŁo, que auxiliará na organização do circuito, integrantes do Clube Rolandense de Ciclismo, Força no Pedal, Aposentados do Pedal, Grupo CaviĂşna Bike, alĂ©m de integrantes do Conselho Municipal de Turismo. “Essa iniciativa será muito importante para o desenvolvimento do Turismo Rural, beneficiando os produtores de economia familiar e fomentando o setor de serviços turĂsticos e de apoio ao turismo, em Rolândia e regiĂŁo, alĂ©m de proporcionar o aumento de investimentos em infraestrutura, como manutenção de estradas rurais, sinalização turĂstica e indicativa”, afirmou a turismĂłloga da Secretaria de Cultura e Turismo de Rolândia, Flávia Galbero.
PatrĂcia Oliveira, idealizadora do projeto, explica a regiĂŁo Ă© composta por paisagens de grande riqueza natural, e já Ă© bastante frequentada por diversos ciclistas de diferentes grupos. PatrĂcia está entre eles há dois anos e, nesse perĂodo, passou a conhecer melhor a regiĂŁo, as propriedades agrĂcolas, os atrativos de cada local, daĂ a ideia de fazer deste esporte uma ferramenta para potencializar o turismo e promover o desenvolvimento regional.
O esboço do projeto foi apresentado a ciclistas de diferentes grupos, que abraçaram a ideia e estĂŁo implementando o projeto. O grupo está trabalhando na construção das rotas, na busca de parcerias para apoio financeiro e no fechamento de equipes que darĂŁo suporte ao circuito em cada municĂpio. Em Rolândia, por exemplo, esta equipe já foi criada e conta com entidades civis e pĂşblica, incluindo clubes de pedal e de serviços, imprensa e do Conselho Municipal de Turismo.
O itinerário
O circuito inicia e termina em Londrina. Ao se cadastrar no Quilometro Zero, o cicloturista recebe um passaporte que será carimbado, ao longo de toda a rota, nos pontos credenciados – vendas rurais, propriedades rurais, museus, pousadas, hotĂ©is, postos de recepção de turistas em cada cidade. Ao final, ele recebe um certificado de que completou o Circuito PĂ© Vermelho.
AlĂ©m da rota principal, tambĂ©m haverá rotas alternativas que levarĂŁo a pontos turĂsticos extras como cachoeiras e trilhas. Tudo dependerá da programação que o cicloturista escolher. A rota completa e cada trecho contemplarĂŁo os principais pontos turĂsticos dos municĂpios integrantes. O circuito completo Ă© programado para um cicloturismo de 5 a 7 dias. Com isso, o cicloturista irá dormir nas cidades e aproveitar outros atrativos e trilhas, fomentando ainda mais a economia local.
Tudo a um clique
Para que o cicloturista se programe e saiba previamente todas as possibilidades turĂsticas dos lugares por onde vai passar, o projeto prevĂŞ a construção de um site que trará todas as informações que ele vai precisar, como: Links GPX com mapas dos trajetos, contendo a rota completa, trechos, altimetria de cada trecho; Rede de Credenciados, com apoios mecânicos de trilha, listas de hospedagem, onde comer, trilhas alternativas, locais para passear em cada cidade.
Futuramente, a ideia Ă© que o cicloturista programe todo o seu circuito pelo site, inclusive comprando vouchers para hospedagem, refeições, passeios extras. O projeto prevĂŞ tambĂ©m educação ambiental, com elaboração de cartilhas e folders que estarĂŁo disponĂveis no site e serĂŁo entregues aos cicloturistas no inĂcio do trajeto.
Datas e informações
A comissĂŁo tambĂ©m informou que, em função da pandemia marcada pela Covid -19, nĂŁo será realizado um evento presencial para o lançamento do projeto. O pedal inaugural está programado para fevereiro de 2021 e o lançamento oficial do Circuito está programado para março de 2021. Para mais informações sobre o projeto, basta entrar em contato com PatrĂcia pelo fone (43) 9. 9142- 0401.