A vacinação contra o vírus H1N1, causador da gripe A, será realizada no dia 30 de abril. Rafael Dias, diretor de Vigilância em Saúde de Rolândia, explica que as vacinas serão aplicadas em um público específico, composto por crianças menores de 5 anos, pessoas acima de 60 anos, pessoas com comorbidades, portadores de doenças respiratórias graves, gestantes e profissionais de saúde. Segundo Dias, a vacina pode ser estendida para outros grupos.
Essa data e esse público-alvo são o quadro esperado para este ano e são baseados nos últimos anos da campanha da vacinação, mas que pode ser mudado, já que as regras ainda não foram anunciadas pelo Ministério da Saúde.
Mortes
No Brasil, foram registrados 46 óbitos por gripe A desde o início do ano. O diretor explica que as mortes são ocasionadas por circunstâncias que agravam o quadro do paciente, como doenças respiratórias e dificuldades pulmonares, comum em idosos e pessoas debilitadas.
Apesar do número parecer assustador, ele está dentro da média dos óbitos por gripe no País.
O paciente com suspeita de gripe A, segundo Dias, deve passar por uma avaliação criteriosa do médico, que prescreve a medicação correta. Em alguns casos, o paciente pode ser internado para ficar sob observação. A recomendação principal é que se lave sempre as mãos.
Números
Rolândia tem 47 casos confirmados de dengue e 519 notificações. Há um caso importado de Zika vírus e um caso de chikungunya, também importado.