O vereador e presidente da Câmara de Rolândia, Alex Santana (PSD), participou de uma reunião com a diretora da 17ª Regional de Saúde, Dra. Maria Lucia Silvia Lopes, para obtenção de informações sobre a situação do Covid19. O encontro foi na semana passada e o parlamentar buscava, especialmente, mais informações em relação à quantidade de leitos disponíveis para o atendimento de pessoas acometidas por esta doença em Rolândia.
Dra. Maria Lucia informou que a 17ª Regional de Saúde conta hoje com 48 leitos de UTI e 96 leitos de enfermaria para enfrentamento do Covid19 no Hospital Universitário (HU) de Londrina. O hospital é a referência para a cidade de Rolândia e outros 20 municípios que integram a regional: traduzindo: 48 UTIs e 96 leitos de enfermaria para tratamento da covid para 21 municípios.
A diretora também revelou que o Estado do Paraná colocará em funcionamento, até o dia 20 de julho, entre 20 e 30 leitos de UTI no Hospital Universitário, o que aumentará significativamente a oferta de vagas para nossa região e reduzirá a taxa de ocupação de leitos. Para se ter uma ideia, no dia 02 de julho, a taxa de ocupação nas UTIs era de 75% (havia 12 leitos) e de 70% nos leitos da enfermaria (29 livres).
O presidente da Câmara afirmou que “o aumento na oferta de leitos é importante e permitirá a flexibilização das restrições impostas pelo governo do Estado e replicadas pelos prefeitos, pois representará aumento de mais de 50% do número de vagas disponíveis”. Ainda segundo o parlamentar, “com a implantação destes novos leitos será possível reduzir a taxa de ocupação aos níveis tidos como ideais pelo governo federal, que é de 50% do número de vagas”.
A diretora justificou a divergência entre os números apontados pela Regional e a cidade de Londrina. Segundo a Dra. Maria Lucia, Londrina adquiriu 50 leitos de UTI junto à rede particular e os soma aos leitos da 17ª Regional, o que aumenta a oferta e cria números que não representam a realidade.