A escritora rolandense Sueli Lazari (43) terá uma coletânea de contos de terror publicada pela editora Oito e Meio, com o selo Transversal. A expectativa é que a coletânea seja publicada no ano que vem e, neste meio tempo, a autora está fazendo revisões do material e também contratou um ilustrador para dar ainda mais vida ao projeto.
Em entrevista ao JR, a escritora contou que começou a escrever os contos em meio à participação dela em alguns cursos de escrita criativa. “Em um destes cursos, conheci o pessoal do canal Carreira Literária. Nesse canal há palestras, minicursos, treinamentos ao vivo e vídeos semanais sobre literatura e criação literária. É um material bacana que me ajudou muito. As responsáveis pelo material publicado lá são a Flávia Iriarte e a Andressa Tabaczinski”, explicou.
Sueli contou que, durante os cursos, havia a realização de muitos exercícios e um deles era fazer a criação de contos. Foi aí que ela começou a escrever vários contos de terror e a publicá-los em sua página no Facebook. “Para minha surpresa, percebi que muitas pessoas, especialmente jovens, estavam gostando dos contos e isso me motivou a escrever ainda mais”, afirmou a escritora.
Depois de reunir cerca de 15 contos, a escritora resolveu criar uma coletânea e unir todos os textos em um mesmo material. “Depois de montar a coletânea, queria um parecer profissional e contratei a Andressa Tabaczinski para fazer esta leitura crítica e fazer sugestões e opiniões sobre os textos”, revela a artista.
O mais bacana foi quando a escritora teve um retorno por parte das responsáveis pela revisão crítica, as quais, além de ressaltarem o quanto material estava bom, ainda fizeram um convite muito especial para Sueli. “No segundo encontro, ela me disse que o material estava muito bom e perguntou se eu aceitaria publicar a coletânea pela editora Oito e Meio com o selo Transversal”, contou, emocionada.
A escritora recebeu o convite com muita alegria e surpresa e disse estar muito animada com o projeto. Além disso, Sueli também explicou que ela não terá qualquer custo para fazer a publicação da sua coletânea. “A editora que vai publicar meu material investe no escritor, por isso eu não vou ter investimento financeiro nenhum neste sentindo”, revelou.
Agora, o projeto segue com algumas revisões e até mesmo um ilustrador foi contratado para aprimorar o material e deixá-lo ainda mais empolgante. “Esta será uma coletânea mais voltada para os adultos, pois há alguns conteúdos com temas mais fortes. Estou preparando com todo o carinho e todo amor para surpreender quem gosta de histórias de terror”, assegurou Sueli, que é farmacêutica de formação.
A escritora ainda compartilhou uma curiosidade referente aos contos que têm relação com a sua vida pessoal. “Eu sempre fui uma criança muito medrosa, dei muito trabalho para a minha irmã mais velha por conta disso. Então, nos meus contos, trago alguns relatos pessoais referentes a este meu passado de medos”, contou.
Sobre a escritora
Sueli é autora do romance “Aconteça o que acontecer”, e já foi convidada para participar da Bienal do Livro 2018 em São Paulo. “Aconteça o que acontecer” é um romance atual de ficção, protagonizado pelos personagens Sofia e Lorenzo. É uma história de fé, de perseverança, que fala muito sobre não desistir nos momentos difíceis. A depressão também é um dos aspectos levantados pelo romance da escritora rolandense.
Para conhecer mais sobre Sueli Lazari, basta acessar a página da escritora no Facebook: sueli.e.lazariscatolin