O pré-candidato a prefeito Milton Alves, o Miltinho, do PROS, foi o quarto entrevistado do JR Eleições, que foi ao ar na terça (21). Milton Alves, 69 anos, nasceu em Santo Antônio da Platina, em 1950, e no ano de 1951 se mudou para Rolândia. Miltinho é casado, tem oito filhos, 14 netos e três bisnetos. Trabalhou por muitos anos no setor público como motorista, depois atuou como motorista autônomo e também trabalhou na antiga empresa Corol. Em 2000, ele se candidatou para vereador, ganhou, foi reeleito e permaneceu até 2008.
Saúde e HSR
No quesito de escolhas de representantes na área da saúde, em especial o secretário da pasta, o pré-candidato afirmou que vai trazer para este cargo servidores de carreira já inseridos dentro do governo municipal. Além disso, sobre o já popular tema envolvendo a intervenção municipal do Hospital São Rafael, que terminará no final do próximo ano, o pré-candidato afirma que, em sua gestão, antes de tudo fará uma auditoria na instituição para saber qual é a atual situação do HSR.
Educação profissional e técnica
Neste setor, a prioridade de Milton é também montar um quadro de profissionais de carreira, em especial, no cargo de secretário de Educação. Ele também ressaltou a necessidade de se criar uma escola profissionalizante na cidade, que vai ao encontro na questão de melhorias na mão de obra ofertadas aqui em Rolândia. “Isso está inserido dentro do meu plano de governo, juntamente com a ideia de se fazer novas escolas nas regiões dos bairros Tomie Nagatami e Perazolo, além do Nobre, que também carece de instituições escolares”, afirmou.
Inovação e tecnologia
O pré-candidato afirmou que a administração de um município precisa trabalhar junto com novas equipes que auxiliem nestas questões de inovação e tecnologia. Ele destacou a relevância que este contato com os setores de tecnologia e que agregam na oportunidade do surgimento de novas indústrias em Rolândia. “É necessário ter pessoas que entendam deste assunto para trabalhar com ele da melhor forma. Na minha gestão, também terei muito cuidado para escolher estas pessoas ligadas aos setores de indústria e comércio”, explicou.
Cultura e turismo
A ideia inicial do pré-candidato à frente deste setor do município é trabalhar com unir a secretaria de Cultura e Turismo, com o a de Esportes, unificando os três elementos em um mesmo departamento administrativo. “Na minha administração, haverá um mesmo secretário para estes três componentes, além de dois diretores para o esporte, dois diretores para a cultura e três diretores para o turismo”, revelou.
Segurança e lazer
A intenção do pré-candidato é criar uma secretaria de segurança para dar andamento na implantação de uma Guarda Municipal da cidade. “Eu tenho uma referência de um modelo de projeto feito em Arapongas, onde foi criada a secretaria de segurança pública, e a partir da escolha do secretário, ele vai trabalhar em cima da criação de uma guarda municipal, que fará o trabalho de segurança nestes espaços”, afirmou.
Sobre o JR Eleições
O programa é transmitido ao vivo pelo YouTube, no Canal JR Rolândia (entre e se cadastre) e no Facebook.com/JornalDeRolandia. Sempre às terças, às 20 horas. Na próxima semana, Renato Malacrida, pré-candidato pelo PC do B.