O Jornal de Rolândia conversou com o novo diretor administrativo do Hospital São Rafael, Luís Lino de Almeida Junior, que assumiu a gestão da instituição na terça-feira (21). Um dia antes, na segunda-feira (20), a prefeitura divulgou a mudança alegando que um novo ciclo de direção seria iniciado. Luís Lino, 45 anos, substitui a Paulo Boçois de Oliveira, que permaneceu no cargo por mais de 30 meses. O diretor financeiro e contábil, Sergio Cesar de O. Branco, continua em seu cargo.
“Ainda não tive a oportunidade de tirar um diagnóstico de como está a situação atual do hospital. Cheguei na segunda à tarde, e até então só tive dois dias de trabalho e são muitas informações. De imediato já tive uma conversa com as lideranças do hospital para acalmar a todos e ressaltar que eu vim para somar aqui dentro da instituição”, explicou o novo diretor.
Luís Lino foi diretor administrativo do Cismepar (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema) por dois anos e diretor executivo da entidade por sete anos. Formado em Educação Física, atualmente trabalhava com consultoria na área hospitalar em Curitiba. O novo diretor do São Rafael afirma que ainda não teve acesso aos números do hospital e o balanço do primeiro semestre ainda sendo finalizado e será encaminhado para ele até o dia 05 de agosto. Luís também garante que conhece a situação do HSR em relação à normalização dos pagamentos, que neste momento estão sendo feitos até o 5º dia útil, situação que antes não ocorria.
Sobre o processo de intervenção municipal na qual o hospital se encontra até dezembro de 2021, e sobre a subvenção mensal que a instituição recebe mensalmente do Governa Estadual que se refere a um subsídio de 225 mil e será repassada à instituição até dezembro deste ano, o novo diretor afirmou que está levantando a documentação. “Tive a acesso a esta documentação e sei que o diretor anterior estava levantando as possibilidades e maneiras de substituir essa subvenção. O que possa afirmar é que estas tratativas vão continuar junto ao Governo do Estado utilizando o que a gente tem em nossa região, em especial, fazer contatos com os deputados que são interessados pela saúde pública do HSR para auxiliar nesta questão”, afirmou.
O novo diretor também confirmou que a campanha “Amigos do São Rafael”, que vem ocorrendo dentro do hospital desde o ano passado, com doações e arrecadações através de carnês, notas fiscais, depósitos bancários e outras demais ações, vai permanecer e continuará ocorrendo da mesma forma. “A entidade está a aberta para receber a ajuda de todos, inclusive de empresários que podem contribuir com a instituição”, assegurou Luís Lino.