Muitas pessoas ainda desconhecem o aplicativo 190 – Emergência Paraná. Lançado em 2018, por meio dele é possível abrir uma ocorrência, de forma intuitiva e desburocratizada, para atendimento da PM. Por trás dessa ideia está a praticidade do acesso à corporação, afinal o celular já faz parte da vida de todos, e também o descongestionamento das linhas telefônicas, deixando as ligações para situações de emergência, principalmente as de risco à vida.
Ao baixar o aplicativo será solicitado que a pessoa forneça dados pessoais (nome completo, RG, CPF, e-mail), os quais aparecerão no registro da ocorrência antes do despacho da viatura. Em outras palavras, a equipe policial que atender a ocorrência saberá quem solicitou a PM. Essa medida facilita o trabalho policial no tocante ao preenchimento do boletim e restringe a possibilidade de acionamentos falsos. Lembrando que a falsa comunicação de crime está prevista no artigo 340 do Código Penal.
Uma vez vencido os trâmites iniciais, será apresentada uma tela com os seguintes atalhos: Covid-19, Barulho/Perturbação, Violência Doméstica, Trânsito e Outros. Esta última opção engloba situações de ameaça, arma branca ou de fogo, explosivos, ocorrências que gerem perigo à integridade física e produtos perigosos.
Recém-inserida, a categoria Covid-19 pode ser usada para fazer denúncia sobre aglomerações, pessoas sabidamente infectadas que quebram a quarentena ou para contatar a Secretaria Estadual de Saúde, caso suspeite estar doente.
É possível ainda descrever o que está acontecendo e incluir fotos e vídeos. Quanto mais completo for o relato, melhor. O atendente, ao receber as informações, poderá entrar em contato com o solicitante pelo próprio aplicativo para perguntar algo, esclarecer pontos ou orientar, dependendo da gravidade da ocorrência. Como resultado, a equipe que for despachada para atendimento já terá uma noção daquilo que irá encontrar no local.
O Aplicativo 190 – Emergência Paraná está disponível para IOS e Android. É gratuito e está disponível para todos os municípios do estado.
Para sugestões de pautas: