A prefeitura de Rolândia informou que, em virtude de a Câmara não ter aprovado a suspensão, até o fim do ano, dos repasses do pagamento da contribuição da Prefeitura à Previdência Municipal, a população passará a sentir os efeitos práticos dessa medida já neste mês.
Roçagem, corte e poda
Segundo o secretário de Serviços Públicos, Marcos Santucci, serão suspensos serviços como roçagem, limpeza de bueiros, corte e poda de árvores, manutenção de estradas rurais, manutenção de pavimentação asfáltica e pintura viária. “Teremos uma redução mensal de aproximadamente 400 mil metros quadrados de área roçada, somando-se a isso a redução de área da empresa Sanetran de 200 mil para 80 mil metros quadrados, chegaremos a um total de 520 mil metros quadrados não roçados, além de aproximadamente 150 bueiros que deixarão de ser limpos ao mês”, afirmou Santucci.
Estradas rurais
A prefeitura informou que a manutenção das estradas rurais vai ser paralisada, ficando uma equipe de plantão apenas para socorrer algum caso específico. “Deixaremos de manter aproximadamente 50.000 metros por mês de estradas, o que vai fazer muita falta principalmente no período de chuva e de escoamento de safra”, explicou o secretário.
Tapa-buracos e ciclovia
Cerca de 150 a 200 quarteirões, entre agosto e dezembro, ficarão sem receber o tapa-buracos. Esse trabalho demanda a limpeza prévia da rua com remoção dos resíduos – que era feito por servidores terceirizados, que foram cortados pela administração. O trabalho de recuperação da ciclovia também será interrompido – já haviam sido feitos aproximadamente 1.200 metros lineares da ciclovia.