Desde 2017, a empresa Janaina Xavier faz um trabalho de recolhimento de cavalos abandonados em Rolândia. Na época, quando o cadastro dos animais de grande porte (equinos, bovinos, caprinos) foi aberto, o município registrava um cenário de insegurança nesta questão. Muitos acidentes foram registrados neste período, envolvendo os animais e veículos, alguns até com morte.
Segundo informado pela proprietária da empresa, após receberem a denúncia de um animal abandonado, ou solto em locais de risco, a equipe se desloca até ao local da ocorrência, resgata o animal e o encaminha para um local seguro.
“Neste local, nós o alimentamos e se o cavalo for de responsabilidade de algum proprietário, o mesmo tem o prazo de dois dias para retirar o animal. No momento em que o dono vai buscá-lo, ele tem pagar uma multa. Em situações de animais que não possuem dono, nós o deixamos por mais cinco dias no local, se ninguém realmente for retirá-lo, o animal vai para a doação e também é feito um cadastro para o animal na Secretaria do Meio Ambiente”, explicou a Janaina, proprietária da empresa.
Janaina também complementou que neste momento não há nenhum animal neste local de resgate. Geralmente, quando recebe as denúncias, ela já sabe quem é o proprietário. “Quando eu já sei a quem o animal pertence, e é uma situação em que o animal escapou de algum lugar, eu entro em contato com o responsável o quanto antes, informando do ocorrido”, afirmou Janaina.
Depois disso ela também informa o denunciante que a situação já foi solucionada e que o animal não está mais em risco, ou em muitos casos, também gerando riscos. “Eu só apreendo animais em situações em que o dono realmente não se importa, como em casos em que o animal está solto e o responsável é comunicado, mas acaba não se importando com o risco. Neste momento, nós recolhemos o animal e o levamos para o nosso local”, exemplificou.
Segundo informado por Anderson Buss, Secretário Municipal de Agricultura e de Meio Ambiente, a prefeitura tem um contrato com esta empresa que faz o recolhimento de animais de grande porte. Depois de recolhidos, o local para onde esses animais são levados é um pasto da prefeitura (lugar não revelado). O dono pode ser multado em, pelo menos, R$ 500 por ter abandonado o bicho em via pública, o que é uma grave infração.
“É importante destacar que já faz quatro anos que não são registrados acidentes envolvendo estes animais. O que vêm ocorrendo é que algumas pessoas estão utilizando imagens antigas de 2015/2017 e espalhando as fotos como se fosse um problema recente”, alertou o secretário.
O recolhimento destes animais é feito mediante denúncias e informações enviadas à empresa Janaina Xavier pelo telefone e Whatsapp (47) 9.9644-2274.