Pesquisar
Close this search box.

Apoie a amamentação e beneficie o futuro

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Apoie a amamentação e...
    Estamos no “Agosto Dourado”, campanha que fomenta a amamentação e destaca a importância do leite materno para os bebês. Edna Midori Ono Fujimoto, nutricionista responsável pelo Único Amor, posto de coleta de leite materno em Rolândia, falou sobre o assunto com o JR.

    Segundo a profissional, é preciso que toda a sociedade incentive cada vez mais mulheres a amamentar. Durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno 2020, o Ministério da Saúde (MS) lançou o tema baseado nessa preocupação: “Apoie a amamentação: proteger o futuro é um papel de todos”.

    Dados do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI), realizado pelo MS entre fevereiro de 2019 e março de 2020, apontaram que menos da metade (45,7%) das crianças menores de seis meses de vida foram amamentadas exclusivamente com leite materno. Apesar do baixo índice, o Brasil registrou uma pequena alta em comparação com estudo de 2006, que era de 37%.

    Os benefícios de amamentar até os seis meses são muitos, para a criança e para a mãe. “Cada vez mais estamos descobrindo ganhos ainda mais duradouros que se refletem ao longo de toda a vida”, ressaltou Edna. 

    Benefícios 
    Entre muitos destes benefícios que a amamentação exclusiva proporciona, destaca-se o melhor desenvolvimento do sistema imunológico do bebê. “Até mesmo na fala, pois a posição da boca nos mamilos estimula os pontos articulados, responsáveis pela produção dos sons”, esclareceu a nutricionista.

    O aleitamento materno também auxilia no crescimento e desenvolvimento adequado da musculatura oral, e fortalece o vínculo mãe e bebê. Além disso, diminui o risco de alergias e é o alimento mais completo que o bebê necessita. “Sem contar que o custo médio no primeiro ano de vida de um bebê alimentado com fórmulas é de cerca de R$3,5 mil”, ressaltou Edna. 

    A amamentação evita doenças futuras. “Dificilmente o bebê terá anemia, pois a concentração de ferro no leite materno é bem maior que a encontrada em qualquer outro tipo de leite”, explicou a coordenadora. O leite materno tem proteínas que são facilmente digeridas pelo organismo do bebê. Isso não acontece com o leite de vaca, que tem proteínas de difícil digestão. “As mulheres que amamentam seus filhos, por mais de seis meses, têm menos chances de desenvolver câncer de mama”, afirmou a nutricionista.

    Único Amor
    Os atendimentos no Posto de Coleta de Leite Humano de Rolândia acontecem sob prévio agendamento e todos os cuidados são tomados, protegendo a mãe e o bebê e os profissionais de saúde. Em razão da pandemia do novo coronavírus, as doações caíram, então, agora mais do que nunca é muito importante contribuir com as mães que não têm leite suficiente. 

    Para fazer um cadastro no posto de coleta de leite humano Único Amor, o telefone de contato é 3906-1142. “Depois, ela vai até o posto de coleta e recebe um kit com frasco já esterilizados para fazer a coleta”, concluiu Edna.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: