Rolândia: Igreja Luterana tem à frente, pela 1ª vez, uma pastora

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Rolândia: Igreja Luterana tem...
    Em muitas igrejas, o protagonismo feminino já é uma realidade em que as mulheres ocupam espaços em presbitérios e diretorias, além de serem guiadas por um grande número de ministras – pastoras, diáconas e catequistas. É um exemplo que agora está sendo visto aqui em Rolândia desde julho. Foi exatamente no dia 19 que a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Rolândia passou a ter a sua primeira pastora na liderança: Ramona Weisheimer.

    Depois de 9 anos liderando a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana da cidade de Chiapetta, no Rio Grande do Sul, a pastora Ramona Weisheimer tornou-se a primeira mulher a liderar a Comunidade Evangélica Luterana de Rolândia. A pastora e sua família chegaram ao município no dia 19 de julho, e um dia antes passou pela cidade de Mauá da Serra, onde já foi muito bem recebida. “Eles foram muito gentis conosco e nos acolheram muito bem lá. Pousamos uma noite em Mauá da Serra e no domingo à tarde chegamos em Rolândia, onde já havia pessoas nos esperando. Foi muito bonito a acolhida de todos”, disse a pastora.

    Em maio, a pastora soube que o currículo havia sido aprovado pela paróquia de Rolândia, mas, por conta da pandemia, precisou esperar alguns meses para se mudar. Ramona contou que enviou seu currículo no mês de março, e já neste período começou a pesquisar mais sobre o município. “Gostei muito de tudo pesquisei sobre a cidade e fiquei muito feliz quando soube da aprovação”, afirmou Ramona.

    A pastora Ramona nasceu em Três de Maio município localizado na região noroeste do Rio Grande do Sul, é mãe de Pedro Gabriel, 20 anos, e de Vitória Luiza, de 18 anos, que nasceram na cidade do Rio de Janeiro.  Segundo ela, o interesse em se mudar da paróquia que já liderava por oito anos veio da vontade buscar novos desafios. “É sempre bom mudarmos os ares e buscarmos novas experiências, e eu já adorei a cidade nos primeiros momentos que cheguei”, revelou. 

    Empoderamento
    A Comunidade Evangélica Luterana de Rolândia existe desde 29 de março de 1936, e em todos estes anos está será a primeira vez que uma mulher estará na liderança. Para a pastora, o fato de ser a primeira mulher a liderar a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Rolândia representa um grande passo na busca por justiça de gênero na igreja e na sociedade, e uma responsabilidade muito grande. 

    “Desde a década de 70, a comunidade ordena mulheres, mas em alguns lugares ainda há resistência, a qual, graças a Deus, tem diminuído bastante. Para mim é uma responsabilidade muito grande estar aqui, e espero dar o meu melhor para também animar e integrar as pessoas e juntos fortalecermos a comunidade”, disse a pastora.

    Culto de apresentação
    A pastora contou que existe uma expectativa de um culto de apresentação no estilo drive-in e de acordo com os protocolos de saúde do município. “Ainda não há uma data definida para a realização deste culto, mas estamos pensando na possibilidade de ser ainda em agosto”, ressaltou. Isso, apesar de ter feito contatos online com vários membros da Igreja Luterana rolandense.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: