O pré-candidato pelo PSD Alex Santana, 40 anos, foi o oitavo entrevistado do JR Eleições, que foi ao ar na terça (18), pelo YouTube através do Canal JR – Rolândia e também pelo Facebook. Alex Santana chegou em Rolândia no ano de 1992 e foi aluno dos colégios estaduais Padre José Herions e Professor Francisco Vilanueva, e posteriormente fez graduação em Tecnologia e Processamento de Dados. Está no 2º mandato como vereador em Rolândia e é presidente do Legislativo.
Animais abandonados
Sobre a atuação da AMAR (Associação Mundo Animal de Rolândia), que chega a fazer mais de 20 castrações por mês e atende situações de animais abandonados, o pré-candidato estuda a possibilidade de fazer a implantação de um canil municipal, ou entrar com um processo licitatório para auxiliar a organização financeiramente. “A ideia é fazer uma castração em massa no município. É um processo que irá resolver os atuais problemas dos animais abandonados a médio e longo prazo”, afirmou.
Saúde e HSR
O pré-candidato destacou que a intervenção municipal do Hospital São Rafael foi necessária na época, e que se a situação não tivesse ocorrido, provavelmente a instituição estaria de portas fechadas. Porém, ele não pretende dar continuidade nesta intervenção se for eleito como o futuro prefeito da cidade.
“Essa intervenção do município fez com que o Estado destinasse um recurso para o hospital, que tem prazo para acabar (em dezembro). Eu não vejo a necessidade de continuar a intervenção, sendo que o atendimento secundário não é de responsabilidade do município e sim do Estado. O município não pode assumir essa dívida e deve, sim, cuidar da saúde primária”, afirmou.
Alex Santana também comentou que pretende fazer a implantação de uma piscina de hidroterapia para atender a população da 3ª idade do município. “Nós temos que agregar serviços no município para facilitar o acesso e não fazer com que a população tenha que ir para Londrina para receber alguns atendimentos. Essa piscina de hidroterapia irá agregar serviço para a população e é o que pretendo fazer no meu governo, agregar serviços no município como alguns exames e consultas”, assegurou.
Educação infantil
Sobre a instalação de um Centro Municipal de Educação Infantil e uma Escola Municipal na região do Conjunto Perazolo e bairros adjacentes, o pré-candidato afirma que é possível que um recurso seja liberado por meio do Paraná Cidades quanto à construção do CMEI.
“Sobre a implantação de uma escola, existe um cadastramento já realizado para a construção de uma escola naquela região e também nos jardins Nobres. São regiões bem grandes que precisam de uma escola e que já estão no aguardo de uma liberação de recurso por parte do governo federal”, explicou Santana.
Indústrias
Alex Santana afirmou que é imprescindível realizar a estruturação de um novo parque industrial na cidade, pois, desta forma, é possível atrair novas empresas para o município. Conforme informado pela pré-candidato, a reestruturação pede a instalação de galerias pluviais, iluminação pública, asfalto, rede de internet e demais itens necessários para atrais estas novas indústrias.
“Temos uma Lei municipal (a 377), que é muito importante e é relativa à geração de empregos”, afirmou. Segundo o vereador, a lei é mal utilizada, pois permite benefícios para aquelas industrias que conseguirem promover uma ação de maior demanda de mão de obra.
“É uma lei que incentiva a vinda de novas empresas, inclusive para empresários da nossa cidade. Não adianta só querermos atrair os de fora, precisamos enxergar e valorizar os empresários locais e ajudá-los a serem incentivados aqui no município”, pontuou.
JR Eleições
O programa é transmitido ao vivo pelo YouTube, no Canal JR Rolândia (entre e se cadastre) e no Facebook.com/JornalDeRolandia. Sempre às terças, às 20 horas. Na próxima semana, será a vez de Ailton Mastro, pré-candidato do PSL.