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Detran retomou o atendimento presencial nesta segunda-feira

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    Desde esta segunda-feira (24), os atendimentos presenciais nas unidades do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) de todo o Estado foram retomados. Os serviços já disponibilizados pelo portal do órgão e no aplicativo Detran Inteligente permanecerão disponíveis apenas por estes meios. Os demais serão oferecidos presencialmente apenas com agendamento.

    Conforme explicado por Sintia Maria Bernardo de Lima, chefe do 43ª CIRETRAN de Rolândia, o horário de atendimento seguirá como anteriormente das 8:00 às 14:00, de segunda a sexta. “Apesar de retornarmos aos atendimentos presenciais, estaremos com os horários bem reduzidos por conta da falta de servidores, com isso, todos os serviços só vão ocorrer por meio de agendamento”, afirmou.

    Os agendamentos são uma forma de impedir a aglomeração, evitando a propagação da Covid-19 e por isso estarão bem mais restritos. Para manter o menor número de pessoas dentro da unidade e a limpeza e assepsia de o local serem feitas de maneira constante, os horários serão espaçados. Para atendimentos referentes aos serviços que não estão disponíveis online, o cidadão poderá fazer o agendamento no site http://www.detran.pr.gov.br  ou pelo telefone 0800 643 73 73.
 
    Serviços online 
    No portal do Detran os usuários podem acessar a maioria dos serviços. 
    Renovação da CNH: a solicitação pode ser feita pela internet. A biometria e a foto – obrigatórias no processo de renovação – não serão exigidas. Como medida emergencial o Detran vai usar as informações já existentes no banco de dados.

    Emissão do licenciamento (CRLV): o documento do veículo também pode ser solicitado on-line. O motorista deve apresentar o CRLV-e (versão digital no celular) ou imprimir o documento em uma impressora. O documento está disponível no site do Detran, no portal PIA e, ainda, pelos aplicativos Detran Inteligente e Carteira Digital de Trânsito (CDT).

    Serviços de infrações, como identificação de condutor, recurso de infrações para todas as instâncias, recurso para suspensão ou cassação da CNH podem ser feitos digitalmente, direto no portal. 

    Além disso, há outros serviços disponíveis como: Permissão Internacional para Dirigir; Carteira Definitiva; Segunda via da CNH; Consulta informações do IPVA; Consulta Situação e Débitos do Veículo; Consulta Envio da CNH; Certidões de veículos; Reemissão de guias de CNH; Consultar status e pontuação na CNH.

    Prazos
    Os prazos referentes a transferências de veículos, processos para 1ª habilitação, renovação da CNH, e recursos de multas, suspensão e cassação permanecem prorrogados conforme a Resolução 782/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), não sendo necessária a presença imediata nas unidades para regularização.

    Carteira Nacional de Habilitação vencida desde 19 de fevereiro de 2020 fica com prazo indeterminado para renovação. Processos de primeira habilitação terão prazos estendidos para conclusão de 12 meses para 18 meses. Prazos para transferência de propriedade de veículos estão suspensos. Prazos para apresentar defesa, indicação de condutor e recurso de multa, suspensão e cassação de CNH ficam interrompidos por tempo indeterminado.
Endereço: R. Floriano Peixoto, 585 – Jardim Alto da Boa Vista, Rolândia 

Horário: Das 08h às 14h 

Telefone: (43) 3374-4100

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