Os agricultores de Rolândia fizeram a aplicação do larvicida contra borrachudos nos rios, na sexta-feira (01). Paulo Lovato, engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, relata que o produto foi fracionado e distribuído entre 57 parceiros (entre eles os agricultores) do município nos dois dias anteriores à aplicação – quarta (30) e quinta-feira (31).
Segundo Lovato, a aplicação do larvicida estava suspensa desde dezembro, por causa das chuvas fortes do início do ano, o que justifica o aumento dos borrachudos na cidade.
O engenheiro explica que o produto é aplicado nos rios de margem a margem, no nível da água, e só serve para matar as larvas do inseto. O fracionamento do larvicida é feito de acordo com a largura e topografia do rio. “A aplicação foi dentro das três bacias principais do município: Cafezal, Ribeirão Vermelho e Bandeirantes”, relata Lovato.
Depois de aplicada a 1ª dose, uma segunda tem de ser feita dentro de 14 dias para interromper o ciclo do inseto. A próxima aplicação será na quinta-feira (14). A partir de maio, a aplicação será feita uma vez por mês, segundo o engenheiro. Lovato ressalta que o larvicida é sintetizado da própria biologia do inseto e, portanto, não é tóxico. A água pode ser consumida por pessoas e animais, sem risco algum.