Na sexta-feira, dia 28 de agosto, o Jornal de Rolândia conversou com a Silvana Ray, coordenadora de Imunização da Saúde de Rolândia. A profissional foi convidada para falar sobre a questão das vacinas em nosso município, e com isso, tirar as dúvidas da população sobre o assunto.
A coordenadora falou sobre a campanha de imunização contra a gripe no município e garantiu que a adesão foi positiva. A campanha foi encerrada na segunda-feira (31) de agosto. “Tivemos mais dificuldades neste ano por conta da pandemia, mas o agendamento funcionou, bem como, as demais ações como o drive-thru”, afirmou.
Segundo a coordenadora, o total da população imunizada em Rolândia foi de 91,50% da cobertura, que foi atingida no mês de agosto. Mesmo após o encerramento da campanha, as pessoas que tiveram as suas vacinas agendadas para a última semana, receberam normalmente a dose.
Poucas crianças
A coordenadora reforçou que a vacina da gripe deste ano foi importante no sentido de ajudar na melhora da imunidade da população. “As chances de ter alguma gripe são menores”. Silvana chamou a atenção sobre o fato de poucas crianças de dois anos a cinco anos terem sido vacinadas, e este é um dado preocupante. “Nós deveríamos vacinar 2281 crianças nesta faixa de idade, e nós vacinamos apenas 285 crianças”, alertou.
Covid-19
Ela reforçou a importância dos cuidados que os rolandenses ainda precisam ter em relação à contaminação pela Covid-19. É importante lembrar que a pandemia não acabou, e por isso, é indispensável o uso de máscara de proteção individual, o distanciamento social de pelo menos dois metros, a correta higienização das mãos, entre outras medidas de segurança.
“Estamos percebendo erros muito comuns que as pessoas estão cometendo quanto ao uso da máscara. Um deles é o fato de colocar as mãos sobre a máscara, aumentando os riscos de contaminação, e também, utilizá-la com o nariz para fora. É importante utilizar uma máscara que cubra o nariz e a boca”, afirmou.
Sarampo
Com a baixa procura da população pela vacina contra o sarampo a campanha de no Paraná foi prorrogada até 31 de outubro. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), após decisão do Ministério da Saúde. “Entendemos que a pandemia atrapalhou essa campanha, porém, esta vacina é de extrema importância.
De 20 mil pessoas que precisavam ser vacinadas em Rolândia, até a data da entrevista tinham sido imunizadas pouco mais de mil pessoas”, informou. Com isso, o município fica em risco de uma volta agressiva da doença. “É importante que a população de jovens e adultos, de 20 a 49 anos, público alvo da campanha, procure se vacinar o quanto antes”, ressaltou a coordenadora.
Agendamentos
Para agendar o atendimento em uma unidade básica de saúde mais próxima de sua residência, a população pode ligar para agendar das 9:00 às 16:00 pelo 3906-1125 ou pelos números das UBS: Parigot 3906-1104; Santiago 3256-7152; San Fernando 3255-1757; Nobre 3256-7358; Bartira 3255-9003; São Martinho 3240-1114 e Tomie 99166-0451.