Secretaria de Cultura e Turismo retoma ações do turismo rural

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Secretaria de Cultura e...
    Desde o começo da crise causada pela pandemia do novo coronavírus, um dos setores mais impactados foi o de turismo. Mesmo sem expectativas de quando tudo voltará gradativamente ao normal, o setor tem pensado em diferentes estratégias para retomar as ações nos municípios, como é o caso de Rolândia. 

    Segundo a turismóloga de Rolândia, Flávia Galbero, o município vem aos poucos buscando medidas de retomar as atividades relacionados ao turismo, utilizando dos meios seguros disponíveis no momento. Rolândia também será sede do 4º Seminário Regional de Turismo Rural no dia 24 deste mês, que será online.

    O seminário traz palestras para agricultores, que podem trocar experiências com outros produtores que já trabalham ou têm interesse em trabalhar com o turismo rural.  O evento é voltado a empreendedores ligados ao turismo rural, gestores municipais, agentes de turismo, conselheiros municipais e demais interessados. “A realização do evento não deixa de ser uma estratégia dentro do conjunto do estudo de retomada das atividades ligadas ao turismo rural”, afirmou a turismóloga.

    Retomada gradativa
    Para Terezinha Busanello Freire, coordenadora Estadual de Turismo Rural do IDR-Paraná, a retomada das ações é gradativa e sob os protocolos das Secretarias Municipais de Saúde, as quais seguem a orientação da Secretaria Estadual de Saúde (SESA). “Todos os empreendimentos e propriedades precisam fazer as adequações, seguindo esses protocolos e decretos municipais”, ressaltou Terezinha. 

    Treinamento
    Entre os dias 16 e 17 de setembro, o IDR-Paraná, por meio do projeto de Turismo Rural em parceria com a UEL e Secretária de Saúde de Londrina, convida para o treinamento: Saúde do Trabalhador em Tempos de Covid-19 – Como se proteger e evitar disseminação. “O objetivo é minimizar os riscos de contagio pós retomada, promovendo turismo rural consciente e seguro tanto para os trabalhadores como para os turistas”, convidou Terezinha. O público-alvo são empreendimentos de turismo rural (pousadas e restaurantes), propriedades de agricultores familiares que recebem visitantes, organizadores e colaboradores dos circuitos de caminhadas e pedaladas na natureza.

    Terezinha também informou que algumas propriedades da região já atendem com restrições de público, e que os circuitos de caminhadas na natureza serão retomados somente em 2021. “Os circuitos programados para 2020 estão todos suspensos”, alertou.

    A coordenadora frisou que neste momento é necessário muita cautela para reabrir os locais, e que o cenário é propício para o turismo rural, turismo de natureza, sem aglomerações. “De qualquer modo os cuidados básicos precisam ser levados a sério, tanto por parte de quem recebe como por parte dos turistas”, orientou. 
Para ter acesso aos eventos realizados pelo IDR-Paraná acesse o perfil do Instituto no Facebook: /idrparana.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: