Pesquisar
Close this search box.

Rolândia: Dia da Árvore teve plantio de mudas nativas

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Rolândia: Dia da Árvore...
    Na segunda-feira (21) foi comemorado o Dia da Árvore. A criação da data surgiu da necessidade de conscientizar a população da importância das árvores para o meio ambiente, inclusive para a vida dos seres humanos. Em Rolândia, a Secretaria Municipal de Agricultura e de Meio Ambiente resolveu fazer uma ação em celebração à data plantando árvores. O ato também serviu como um cumprimento da promessa do setor em plantar espécies nativas na região de fundo de vale do jardim Vale Verde. 

    Anderson Buss, secretário de Agricultura e de Meio Ambiente, afirmou que no fundo de vale havia anteriormente árvores Leucenas e por isso o Instituto Ambiental do Paraná, agora Instituto Água e Terra (IAT) autorizou a retirada das antigas espécies.  “Durante este tempo na secretaria não fizemos nada que não fosse autorizado pelos órgãos ambientes. Hoje plantamos 100 árvores no Vale Verde, mas vamos chegar a mais de 800 aqui”, explicou Buss. No fundo de vale foram plantados Ipê rosa, Ipê roxo, Ipê branco, Canjarana, Pau Jangada, Angico branco e vermelho, Cereja-do-rio-grande…

    As plantas nativas estão perfeitamente adaptadas às variações climáticas e físicas que ocorreram na região, tornando-se uma opção excelente para qualquer fim. Outra importante questão que reforça a importância das plantas nativas é a conservação da qualidade do ar e de solo, em que o gás carbônico é absorvido pelas plantas em uma maior quantidade do que nas espécies que não possuem características compatíveis com a região. Assim, proporcionam uma menor qualidade do ar quando comparada às nativas.

    Bosque das Araucárias
    Outra ação do Dia da Árvore foi a criação do Bosque das Araucárias na rua Barão do Rio Branco, no conjunto Manoel Müller. “Todos os servidores da secretaria de meio ambiente estão empenhados nessa ação”, afirmou o secretário. No local foram replantadas 60 araucárias – de aproximadamente 80 a 90cm, e o nome vai ao encontro de uma homenagem às Irmãs Franciscanas, que estão auxiliando também neste projeto de plantio. “Elas vão cuidar das árvores, regando e protegendo-as”, ressaltou. Essa ação teve a participação do Lions Clube de Rolândia.

    Também houve o plantio de mudas no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) São José, onde foram plantadas pelas próprias professoras do CMEI cerca de 10 Ipês branco, rosa e roxo. “É importante dizer que este trabalho realizado não é apenas um empenho feito pela secretaria, mas existe todo um grupo envolvido nestas ações desenvolvendo o projeto do Arboriza Rolândia. Este é um exemplo que precisa ser seguido pelos próximos que chegarem a atuar no setor, e que possam dar continuidade na ação”, afirmou Buss.

    A meta inicial do “Arboriza Rolândia” era chegar ao total de mil árvores plantadas. “Com esta ação, iremos ultrapassar o número de mil árvores e teremos mais três meses para mais plantio de árvores. O importante mesmo é arborizar a cidade”, explicou Anderson Buss.

    Ainda sobre a questão das espécies, o secretário pontuou que é importante também ter a presença de arvores exóticas e de outras espécies na cidade, porém, cada uma delas em um lugar adequado. “É importante estas árvores serem plantadas nos lugares certos para que nós possamos viver em harmonia com este projeto de arborização”, concluiu Anderson.


Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: