Pesquisar
Close this search box.

Professor como facilitador da aprendizagem: como funciona no Kumon

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Professor como facilitador da...
    Os professores são aqueles responsáveis por criarem recursos que levam as crianças a obterem novas experiências. É o professor quem auxilia os alunos na aprendizagem dentro da sala de aula. 

    A educação desperta o conhecimento, porém é preciso que o aluno desenvolva a autonomia nos estudos para que isso aconteça. O processo educativo é responsável por transformar o indivíduo e é essencial para ajudar o aluno a conviver em sociedade.  

    O orientador no Método Kumon como facilitador da aprendizagem 
    Primeiramente, é preciso ter um olhar mais analítico às necessidades atuais dos alunos. Cada criança deve aprender a ser responsável desde pequeno, a assumir seus deveres, a ter disciplina dentro de casa e na escola, e ainda se responsabilizar pelos seus atos. 

    O professor facilitador da aprendizagem é aquele capaz de identificar as fortalezas e dificuldades dos alunos em determinadas matérias. Além disso, ajuda o aluno a desenvolver a autonomia nos estudos. Isso significa permitir, despertar, incentivar, valorizar e exercitar o poder de pensar do indivíduo ao longo de todo o processo estudantil.  
O aluno que desenvolve a capacidade de autonomia, desenvolve a autoconfiança e aprende a pensar, analisar, pesquisar, argumentar, defender um ponto de vista, criticar e aprende a importância da liberdade de expressão.  

    Para que haja um ensino que desperte essa evolução nas crianças, o professor precisa ser um facilitador da aprendizagem. Esse professor está ali para facilitar a aquisição de capacidades e conhecimento. Isso faz com que o aluno se torne um autodidata, onde possa perceber a importância e necessidade em aprender.  

    No método Kumon há a premissa de incentivar a criança a obter autonomia nos estudos, se tornando um aluno dedicado com disciplina e responsabilidade, onde por meio do estudo diário desenvolve capacidades como concentração, raciocínio lógico, autoconfiança, independência, habilidades de leitura, escrita e fala. 

    No Kumon, os professores são orientadores e facilitadores da aprendizagem. Por meio de um material didático individualizado, ou seja, focado nas particularidades de cada aluno, junto de uma orientação individualizada a criança poderá avançar de acordo com seu ritmo, de forma tranquila e com toda a segurança que precisa. 

    Quer conhecer mais sobre o método Kumon? Faça-nos uma visita!
Kumon Rol̢ndia РAv. Tiradentes 348 Рsala 03 РFone: 3255-3069

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: