Na quarta semana da série de perguntas aos candidatos ao posto de prefeito de Rolândia, o JR quis saber as posições de cada um sobre a política de meio ambiente, queimadas, desmatamento e poluição sonora.
Gestão ambiental – O candidato a prefeito Ailton Maistro e seu vice Marcio Vinícius, do PSL
Como forma de valorização e fortalecimento da gestão ambiental, vamos promover e implementar uma política municipal de meio ambiente, que será uma prioridade em nosso governo. Visamos valorizar a adoção de estratégias que leve informação e conhecimento para o uso coerente e sustentável dos recursos naturais. Temos que incentivar a preservação e a recuperação do meio ambiente através de políticas públicas de forma participativa.
Coletar 100% do lixo reciclável;
Apoiar as cooperativas de reciclagem;
Incentivar a população para o descarte de lixo de forma seletiva para a coleta dos resíduos;
Projeto para limpeza periódica e desassoreamento dos lagos, rios e córregos municipais, em parceria com a Sanepar;
Criar um projeto para arborização de 100% das ruas e praças de Rolândia;
Parceria entre prefeituras da região, universidades e produtores rurais para o desenvolvimento de projetos ambientais e orientação sobre o manejo, segurança pessoal e o correto descarte de agrotóxicos;
Projetos de saneamento básico das áreas rurais com a construção de fossas sépticas e sanitários, utilizando recursos federais, estaduais e municipais, com o objetivo de despoluição das águas;
Criar e incentivar projetos para a limpeza e reflorestamento das margens de rios no perímetro urbano de Rolândia;
Introdução do Programa de Limpeza dos lotes vagos;
Promover programas educacionais para a reeducação do consumo e preservação ambiental e realizar campanhas educativas, visando sempre a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.