Idosos, e outras pessoas, sofrem em filas de bancos

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    Ficar em fila de bancos nĂŁo Ă© nada prazeroso, principalmente em tempos de pandemia em que as filas estĂŁo “quilomĂ©tricas” (desculpas pelo lugar-comum). A situação fica mais extenuante ainda para os idosos, que precisam esperar debaixo do sol e sob muito calor. Na semana passada, um idoso chegou a passar mal e teve de ser atendido.

    A lei federal prevĂŞ que o atendimento deve ser em, no máximo, 20 minutos em dias normais e de 30 minutos em horário de pico. Em Rolândia, há uma lei municipal de 2006 que reduz o tempo para dias normais para 15 minutos e mantĂ©m os 30 minutos para dias mais corridos como vĂ©spera e pĂłs feriado. Há ainda a lei de atendimento preferencial ao idoso.

    O caso Ă© que, com a pandemia, o tempo de espera em filas aumentou e as pessoas tĂŞm sofrido com isso, especialmente os idosos. “A preferĂŞncia sempre será pelos idosos, em qualquer agĂŞncia ou local, como aqui no Procon”, explicou SĂ©rgio LuĂ­s Masson da Silva, coordenador do ĂłrgĂŁo em Rolândia. “O idoso, ou a pessoa que se sentir lesada, pode nos procurar que enviaremos uma CIP (Carta de Investigação Preliminar) ao banco”, ressaltou o coordenador. O Procon de Rolândia fica no 3Âş andar do edifĂ­cio do Banco do Brasil (Avenida dos Expedicionários 291) e atende de segunda a quinta-feira, das 09 ao meio dia e das 13 Ă s 16 horas.

    A preferĂŞncia no atendimento para o idoso em filas de banco, em tempos de pandemia ou nĂŁo, tambĂ©m Ă© ressaltada pela AssistĂŞncia Social de Rolândia. O Conselho Municipal do Idoso de Rolândia está para ser implantado e poderia ajudar em casos como esses. “A lei foi reformulada e aprovada na Câmara e sĂł nĂŁo foi implantada ainda por conta da pandemia”, explicou Fernanda Buranello, diretora da AssistĂŞncia Social. “Precisamos ainda fazer decreto e nomear as pessoas para o Conselho”, revelou a diretora.

    Apesar ser apenas deliberativo, o Conselho poderia ajudar os idosos a procurar o Procon quando eles se sentirem lesados ou a buscar outras alternativas. Isso se já estivesse “funcionando”. A AssistĂŞncia tambĂ©m sugere que as pessoas, e tambĂ©m os idosos, vĂŁo ao banco somente se for necessário e nĂŁo tĂŁo logo saia seu pagamento. “O ideal Ă© procurar realizar algumas operações e transferĂŞncias por aplicativos para nĂŁo ir aos bancos e evitar essas filas”, sugeriu Fernanda.

    Em setembro, os vereadores de Curitiba aprovaram um projeto de lei que aumenta a multa Ă s agĂŞncias bancárias que descumprirem o tempo máximo para o atendimento presencial aos clientes no setor de caixas. De acordo com o projeto, a multa passa de R$ 1,4 mil para atĂ© R$ 40 mil. De acordo com o projeto de lei, a primeira infração pelo nĂŁo cumprimento da lei acarretará em multa de R$ 2,5 mil, da segunda Ă  quarta reincidĂŞncia, as multas serĂŁo de R$ 5 mil, R$ 10 mil e R$ 20 mil, e na quinta reincidĂŞncia, o projeto prevĂŞ a suspensĂŁo do alvará de funcionamento da agĂŞncia bancária, alĂ©m da aplicação de multa de R$ 40 mil. Se sancionada pelo prefeito, a lei entrará em vigor 60 dias apĂłs a publicação no Diário Oficial do MunicĂ­pio (DOM).

    A reportagem do JR tentou entrar em contato com a direção dos bancos, mas atĂ© o fechamento desta edição nĂŁo tinha obtido nenhuma resposta.

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