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Idosos, e outras pessoas, sofrem em filas de bancos

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    Ficar em fila de bancos nĂŁo Ă© nada prazeroso, principalmente em tempos de pandemia em que as filas estĂŁo “quilomĂ©tricas” (desculpas pelo lugar-comum). A situação fica mais extenuante ainda para os idosos, que precisam esperar debaixo do sol e sob muito calor. Na semana passada, um idoso chegou a passar mal e teve de ser atendido.

    A lei federal prevĂȘ que o atendimento deve ser em, no mĂĄximo, 20 minutos em dias normais e de 30 minutos em horĂĄrio de pico. Em RolĂąndia, hĂĄ uma lei municipal de 2006 que reduz o tempo para dias normais para 15 minutos e mantĂ©m os 30 minutos para dias mais corridos como vĂ©spera e pĂłs feriado. HĂĄ ainda a lei de atendimento preferencial ao idoso.

    O caso Ă© que, com a pandemia, o tempo de espera em filas aumentou e as pessoas tĂȘm sofrido com isso, especialmente os idosos. “A preferĂȘncia sempre serĂĄ pelos idosos, em qualquer agĂȘncia ou local, como aqui no Procon”, explicou SĂ©rgio LuĂ­s Masson da Silva, coordenador do ĂłrgĂŁo em RolĂąndia. “O idoso, ou a pessoa que se sentir lesada, pode nos procurar que enviaremos uma CIP (Carta de Investigação Preliminar) ao banco”, ressaltou o coordenador. O Procon de RolĂąndia fica no 3Âș andar do edifĂ­cio do Banco do Brasil (Avenida dos ExpedicionĂĄrios 291) e atende de segunda a quinta-feira, das 09 ao meio dia e das 13 Ă s 16 horas.

    A preferĂȘncia no atendimento para o idoso em filas de banco, em tempos de pandemia ou nĂŁo, tambĂ©m Ă© ressaltada pela AssistĂȘncia Social de RolĂąndia. O Conselho Municipal do Idoso de RolĂąndia estĂĄ para ser implantado e poderia ajudar em casos como esses. “A lei foi reformulada e aprovada na CĂąmara e sĂł nĂŁo foi implantada ainda por conta da pandemia”, explicou Fernanda Buranello, diretora da AssistĂȘncia Social. “Precisamos ainda fazer decreto e nomear as pessoas para o Conselho”, revelou a diretora.

    Apesar ser apenas deliberativo, o Conselho poderia ajudar os idosos a procurar o Procon quando eles se sentirem lesados ou a buscar outras alternativas. Isso se jĂĄ estivesse “funcionando”. A AssistĂȘncia tambĂ©m sugere que as pessoas, e tambĂ©m os idosos, vĂŁo ao banco somente se for necessĂĄrio e nĂŁo tĂŁo logo saia seu pagamento. “O ideal Ă© procurar realizar algumas operaçÔes e transferĂȘncias por aplicativos para nĂŁo ir aos bancos e evitar essas filas”, sugeriu Fernanda.

    Em setembro, os vereadores de Curitiba aprovaram um projeto de lei que aumenta a multa Ă s agĂȘncias bancĂĄrias que descumprirem o tempo mĂĄximo para o atendimento presencial aos clientes no setor de caixas. De acordo com o projeto, a multa passa de R$ 1,4 mil para atĂ© R$ 40 mil. De acordo com o projeto de lei, a primeira infração pelo nĂŁo cumprimento da lei acarretarĂĄ em multa de R$ 2,5 mil, da segunda Ă  quarta reincidĂȘncia, as multas serĂŁo de R$ 5 mil, R$ 10 mil e R$ 20 mil, e na quinta reincidĂȘncia, o projeto prevĂȘ a suspensĂŁo do alvarĂĄ de funcionamento da agĂȘncia bancĂĄria, alĂ©m da aplicação de multa de R$ 40 mil. Se sancionada pelo prefeito, a lei entrarĂĄ em vigor 60 dias apĂłs a publicação no DiĂĄrio Oficial do MunicĂ­pio (DOM).

    A reportagem do JR tentou entrar em contato com a direção dos bancos, mas atĂ© o fechamento desta edição nĂŁo tinha obtido nenhuma resposta.

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