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Idosos, e outras pessoas, sofrem em filas de bancos

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    Ficar em fila de bancos n√£o √© nada prazeroso, principalmente em tempos de pandemia em que as filas est√£o ‚Äúquilom√©tricas‚ÄĚ (desculpas pelo lugar-comum). A situa√ß√£o fica mais extenuante ainda para os idosos, que precisam esperar debaixo do sol e sob muito calor. Na semana passada, um idoso chegou a passar mal e teve de ser atendido.

    A lei federal prev√™ que o atendimento deve ser em, no m√°ximo, 20 minutos em dias normais e de 30 minutos em hor√°rio de pico. Em Rol√Ęndia, h√° uma lei municipal de 2006 que reduz o tempo para dias normais para 15 minutos e mant√©m os 30 minutos para dias mais corridos como v√©spera e p√≥s feriado. H√° ainda a lei de atendimento preferencial ao idoso.

    O caso √© que, com a pandemia, o tempo de espera em filas aumentou e as pessoas t√™m sofrido com isso, especialmente os idosos. ‚ÄúA prefer√™ncia sempre ser√° pelos idosos, em qualquer ag√™ncia ou local, como aqui no Procon‚ÄĚ, explicou S√©rgio Lu√≠s Masson da Silva, coordenador do √≥rg√£o em Rol√Ęndia. ‚ÄúO idoso, ou a pessoa que se sentir lesada, pode nos procurar que enviaremos uma CIP (Carta de Investiga√ß√£o Preliminar) ao banco‚ÄĚ, ressaltou o coordenador. O Procon de Rol√Ęndia fica no 3¬ļ andar do edif√≠cio do Banco do Brasil (Avenida dos Expedicion√°rios 291) e atende de segunda a quinta-feira, das 09 ao meio dia e das 13 √†s 16 horas.

    A prefer√™ncia no atendimento para o idoso em filas de banco, em tempos de pandemia ou n√£o, tamb√©m √© ressaltada pela Assist√™ncia Social de Rol√Ęndia. O Conselho Municipal do Idoso de Rol√Ęndia est√° para ser implantado e poderia ajudar em casos como esses. ‚ÄúA lei foi reformulada e aprovada na C√Ęmara e s√≥ n√£o foi implantada ainda por conta da pandemia‚ÄĚ, explicou Fernanda Buranello, diretora da Assist√™ncia Social. ‚ÄúPrecisamos ainda fazer decreto e nomear as pessoas para o Conselho‚ÄĚ, revelou a diretora.

    Apesar ser apenas deliberativo, o Conselho poderia ajudar os idosos a procurar o Procon quando eles se sentirem lesados ou a buscar outras alternativas. Isso se j√° estivesse ‚Äúfuncionando‚ÄĚ. A Assist√™ncia tamb√©m sugere que as pessoas, e tamb√©m os idosos, v√£o ao banco somente se for necess√°rio e n√£o t√£o logo saia seu pagamento. ‚ÄúO ideal √© procurar realizar algumas opera√ß√Ķes e transfer√™ncias por aplicativos para n√£o ir aos bancos e evitar essas filas‚ÄĚ, sugeriu Fernanda.

    Em setembro, os vereadores de Curitiba aprovaram um projeto de lei que aumenta a multa √†s ag√™ncias banc√°rias que descumprirem o tempo m√°ximo para o atendimento presencial aos clientes no setor de caixas. De acordo com o projeto, a multa passa de R$ 1,4 mil para at√© R$ 40 mil. De acordo com o projeto de lei, a primeira infra√ß√£o pelo n√£o cumprimento da lei acarretar√° em multa de R$ 2,5 mil, da segunda √† quarta reincid√™ncia, as multas ser√£o de R$ 5 mil, R$ 10 mil e R$ 20 mil, e na quinta reincid√™ncia, o projeto prev√™ a suspens√£o do alvar√° de funcionamento da ag√™ncia banc√°ria, al√©m da aplica√ß√£o de multa de R$ 40 mil. Se sancionada pelo prefeito, a lei entrar√° em vigor 60 dias ap√≥s a publica√ß√£o no Di√°rio Oficial do Munic√≠pio (DOM).

    A reportagem do JR tentou entrar em contato com a dire√ß√£o dos bancos, mas at√© o fechamento desta edi√ß√£o n√£o tinha obtido nenhuma resposta.

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