O vereador Maico Dida (PT) conduziria uma reunião na Câmara Municipal de Vereadores, na noite de quinta-feira (14), com o objetivo de apresentar e debater a lei para criação do Conselho Municipal da Igualdade Racial. “A lei está pronta, mas precisa ser discutida com os vereadores, com a comunidade, com os representantes das várias etnias”, explicou.
Na reunião, estariam presentes vereadores, representantes das escolas estaduais do município e da Universidade Estadual de Londrina (UEL) – ligados a trabalhos sobre a questão afro brasileira -, representantes dos muçulmanos, da igreja católica e de igrejas evangélicas.
Os conselheiros que atuarão no grupo seriam escolhidos. “Esse Conselho tem que ter em Rolândia, pois existe em Cambé, em Londrina, Apucarana e Maringá”, destaca Dida.
Segundo o vereador, o principal objetivo do conselho é a defesa dos direitos e o combate à intolerância e preconceito racial. “É um projeto muito importante para Rolândia, não só pela questão racial, mas também questão social e religiosa”, afirma.
Dida relata que o Conselho pretende desenvolver atividades sociais relacionadas à igualdade racial nas escolas, comunidades e associações rolandenses. A lei será mandada como indicação para o prefeito, que deve revisá-la e mandar para a Câmara, para ser votada e aprovada.