Na quinta semana da série de perguntas aos candidatos ao posto de prefeito de Rolândia, o JR quis saber as posições de cada um sobre a questão de segurança e também sobre a viabilidade da Guarda Municipal na cidade
Como melhorar a segurança – Candidato a prefeito Milton Alves e seu vice Geraldo Moço, do Pros
Embora os municípios não tenham atribuição específica de atuarem na segurança pública (com exceção da referente à proteção dos seus bens e serviços, conforme a CF/88, art. 144 § 8º), são de importância fundamental para provê-la.
Não apenas a questão de prevenção social e situacional, mas o delito em si é muito influenciado pelo desenho urbano. Pesquisas realizadas pela PMPR demonstram que todas às vezes que há criminalidade crônica num determinado ponto do espaço urbano, o problema ali é da estrutura física do local e não de ausência de policiamento.
Quero utilizar a integração da Polícia Militar para atuarmos em conjunto nesses pontos críticos, através de revitalização do espaço e criar pontos de vigilância da Polícia neste local.
A prevenção social são as políticas públicas de saúde, educação, emprego, habitação entre outras, que são grandes arrefecedores das tensões sociais que geram violência e criminalidade.
A prevenção situacional do delito mostra que a ocorrência de delitos depende da somatória de uma vítima/alvo, um agente motivado e um ambiente favorável.
Aí a integração entre Policiais e Município para atuar de frente a estas questões que também são sociais, e vamos utilizar de forma efetiva o exercício do poder de polícia municipal, fiscalizando o espaço urbano, reduzindo ou eliminando problemas.
Através de Ações integradas entre os vários órgãos da prefeitura, com poder de fiscalização em tais locais (meio ambiente, urbanismo, saúde, Infra Estrutura), outros órgãos estaduais e federais correlatos (polícia militar, civil, bombeiros, poder judiciário estadual e assim por diante).
Criaremos a Guarda Municipal de Rolândia, para atuar e oferecer logística a esses órgão no combate à criminalidade e outros delitos, através de um Fundo Municipal de Segurança Pública, onde o Poder Público fará aporte financeiro para manter a Guarda Municipal, uma vez que no meu plano de Governo declarei que vou extinguir 25% do Cargo Comissionado, onde gerarei Recurso Financeiro para tal empreitada.