Na sexta semana da sĂ©rie de perguntas aos candidatos ao posto de prefeito de Rolândia, o JR quis saber sobre a polĂtica do Fundo Municipal de Cultura
Como melhorar o Fundo Municipal de Cultura e fazer com que ele beneficie mais artistas e entidades levando mais cultura aos rolandenses – O candidato a prefeito Milton Alves e seu vice Geraldo Moço, do Pros
Quero fazer do Fundo Municipal de Cultura de Rolândia um fundo de natureza contábil especial, que funcionará sob as formas de apoio ao fundo perdido. Os recursos serĂŁo de receitas provenientes de dotação orçamentária prĂłpria, representada, no mĂnimo, por um equivalente a 0,1% referente ao montante do orçamento anual.
Pedirei para o Legislativo que altere a Lei atual, o recurso tambĂ©m será composto por contribuições, transferĂŞncias, subvenções, auxĂlios ou doações dos setores pĂşblicos ou privados; e resultados de convĂŞnios, contratos ou acordos celebrados com instituições pĂşblicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, na área cultural.
Poderão ser beneficiados com o FMC projetos áreas:
Produção e realização de projetos de música e dança;
Produção teatral e circense;
Produção e execução de exposição de fotografia, cinema e vĂdeo;
Criação literária e publicação de livros, revistas e catálogos de arte;
Produção e exposição de artes plásticas, artes gráficas e coleções;
Produção e apresentação de espetáculos folclóricos e exposição de artesanato;
Preservação do patrimônio histórico e cultural;
Levantamentos, estudos e pesquisas na área cultural e artĂstica;
Realização de cursos de caráter cultural ou artĂstico, destinados a formação, especialização e aperfeiçoamento de pessoal na área de cultura em estabelecimentos de ensino sem fins lucrativos.