Pesquisar
Close this search box.

Pedalada do Bem ajudou mulheres em tratamento contra o câncer

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Pedalada do Bem ajudou...
    O grupo de ciclistas “Brutas do Pedal” realizou uma “Pedalada do Bem” no último final de semana em Rolândia. A ação teve o objetivo de promover a autoestima de mulheres que em tratamento contra câncer, uma vez que cada participante precisou doar lenços para cabelo que serão entregues às pacientes em tratamento no Hospital do Câncer de Londrina (HCL). Segundo uma das organizadoras do evento, Sandra Cristina Peres Santos Alves, cerca de 240 pessoas participaram do circuito ciclístico. Além de ciclistas de Rolândia, a ação também contou com a participação de pessoas de Arapongas, Londrina e Apucarana.

   “A autoestima, principalmente das mulheres, é muito afetada devido à perda dos cabelos, causada pelo tratamento contra a doença. Nem todas têm condições de comprar uma peruca ou querem usar esse recurso. Com o intuito de promover autoestima dessas mulheres que lutam contra o câncer, fizemos a arrecadação de lenços capilares”, afirmou a organizadora.

   Sandra explicou que montou três locais como pontos de partida, para não gerar aglomerações. “Um ponto foi na ciclovia próximo à entrada de Arapongas, outro na Escadinha, e o 3º no Museu Japonês. Todos tiveram como destino a Trilha da Saracura, às margens da PR-170”, explicou. Em cada um dos locais havia a presença de monitoras para organizar os cliclistas. Também houve sorteio de brindes arrecadados. O evento contou também com o apoio da Uninter Rolândia, Grupo Escoteiro Guarani e da Polícia Militar.

Entrega no Hospital do Câncer
   No sábado, 31 de outubro, as “Brutas” entregar os 217 lenços capilares, alguns cabelos e lacres, arrecadados com a Pedalada, para uma voluntária do Hospital do Câncer. Na quarta-feira, dia 04 de novembro, as integrantes do grupo acompanharam a voluntária e foram realizar a entrega oficial in loco, no Hospital do Câncer. No HCL, foram recebidas pela diretora-presidente Iracema Fabian – também estava presente Jaqueline Amdeu, representante da Uninter.

O grupo

   O grupo “Brutas do Pedal” surgiu em maio e hoje conta com 166 integrantes. Os pedais ocorrem praticamente todos os dias, com horários e destinos diferentes. No grupo há mulheres de todas as idades: a mais nova tem 15 anos e a mais experiente, 59. São todas mulheres que trabalham fora, donas de casa…

   “São mulheres que entram no grupo para melhorar a saúde física e mental; algumas mais competitivas, outras somente para o seu próprio lazer. Este é um grupo que nasceu para somar e fazer o esporte cada dia mais ser reconhecido como uma fonte imensurável de vida. Temos também inseridos nesse grupo os brutinhos, filhos das participantes”, revelou Sandra.

   O grupo enfatiza o pedal (como são chamados os passeios), a autoestima – por isso as fotos em todos os momentos. “As Brutas são brutas pedalando, fazendo ação social e fotografando também. Fotografamos para que mais mulheres vejam a importância e os benefícios desse esporte”, conclui a organizadora.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: