A empresa BDois, de Rolândia, em breve deve instalar um ponto de ônibus feito a partir de um contêiner, obtido por um vereador da cidade. O ponto será colocado próximo ao jardim San Fernando, em frente ao ponto que já há perto da quadra do bairro, mas do outro lado da rodovia. O ponto será instalado do lado direito da BR-369, na saída de Rolândia, no sentido Rolândia-Arapongas.
Criado a partir da utilização de um container marítimo de 20 pés, a ideia inovadora partiu da necessidade de criar um ponto de ônibus altamente durável e confortável para os usuários, bem como sustentável e com um design diferenciado. A proprietária da empresa, Juliana Brunini, explicou como foi o início deste projeto e quais serão os benefícios da instalação dele naquela localidade.
“Tivemos o contato de uma pessoa da cidade que tinha este contêiner disponível e estudamos a possibilidade de transformá-lo em um ponto de ônibus. Como a BDois é uma empresa de metalurgia, nós fomos buscar ideias de como colocar em prática esse projeto”, explicou Juliana, Ceo da empresa.
O ponto de ônibus terá iluminação, bancos, acessibilidade e um jardim no teto. “Pensando no aspecto ecológico e também na temperatura no interior do contêiner, faremos este jardim para amenizar o calor e levar mais conforto térmico a quem for utilizá-lo”, revelou Juliana. Há também instalação para que seja instalado wi-fi, se necessário.
O contêiner foi totalmente revitalizado do piso ao teto para fornecer conforto aos moradores e, ao mesmo tempo, segurança. “Uma coisa que também nos preocupou bastante no momento de elaborar a reforma foi a acessibilidade, por isso fizemos uma rampa para possibilitar o acesso aos usuários que necessitam”, afirmou.
O ponto vai ser composto por vários bancos e um espaço exclusivo aos cadeirantes. Juliana conta que o projeto deste primeiro contêiner foi pensado com muito carinho e quer levar mais praticidade e segurança para todos. “Percebemos a necessidade de se ter um espaço adequado para as pessoas que aguardam pelo transporte ali no local. Além do calor, o fator da segurança também é algo que vai ao encontro do projeto. As pessoas vão poder ficar dentro do contêiner, confortáveis e seguras”, ressaltou a Ceo da BDois.
Autorizações
O ponto já está praticamente pronto e esperando para ser instalado. Falta apenas a prefeitura fazer a base sobre a qual será colocado o ponto-contêiner. Para a prefeitura providenciar essa base, necessita de autorização da empresa Rumo e do DER, responsáveis por aquele trecho.
“Agora estamos na da espera destas autorizações e nossa expectativa é poder instalá-lo ainda em novembro. Ele está praticamente pronto aqui na empresa”, reafirmou Juliana.
A ideia da empresa é construir outros pontos em breve e faz um pedido para aqueles que puderem colaborar com a ação. “Se alguém tiver um contêiner para doar, estamos aceitando para transformá-lo em outros pontos”, enfatizou. Quem tiver interesse, basta entrar em contato com a BDois pelo telefone (43) 3256-3256. Não importa o tamanho do contêiner.