Cerca de 4 mil alunos da rede municipal de ensino de Rolândia fazem a Provinha Brasil e também a primeira Avaliação Educacional de Rolândia (AERO). A semana de provas começou na segunda-feira (18) e termina na terça-feira (26). As provas contêm questões de Língua Portuguesa e Matemática.
Rosilene Moreira, secretária de Educação, relata que a Secretaria Municipal de Educação recebe a Provinha Brasil – aplicada em alunos de 2° ano – e a Prova Brasil – feita por crianças do 5° ano. “Esse ano resolvemos fazer provas com todas as séries, do 1° ao 5° ano”, conta Rosilene. A Secretaria elaborou a AERO para os alunos de 1°, 3°, 4° e 5° ano. “O 2° ano fará a Provinha Brasil que veio do governo federal”.
Segundo Rosilene, o objetivo da elaboração de uma prova para todas as séries da rede municipal é fazer um diagnóstico da situação educacional dos alunos. “Depois disso vamos montar gráficos dessa avaliação a trabalhar nas fragilidades”, completa.
A secretária explica que as provas são aplicadas pelos professores das salas de apoio pedagógico e das salas de artes, que estão fora do contexto regente da sala de aula. “Tivemos uma reunião. Todos eles estão aplicando da mesma forma essa avaliação”.
Os alunos de 5° ano fizeram a prova na segunda-feira. Os 3° e 4° anos fizeram a prova na terça-feira (19). Na quarta-feira (20), foi aplicada a Provinha Brasil para alunos do 2° ano e na segunda-feira (25) e terça-feira (26), as crianças do 1° ano passarão pela Avaliação.
Rosilene adianta que a Secretaria decidiu aplicar as avaliações duas vezes no ano. A segunda semana de provas será no segundo semestre, em setembro.
A AERO foi elaborada pela Secretaria de Educação, junto às pedagogas das escolas, que mandaram atividades para serem analisadas e selecionadas pela equipe da Secretaria.
A Provinha Brasil é uma avaliação a nível nacional elaborada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e pelo MEC (Ministério da Educação).