O Grupo atua em parceria com a sociedade civil apoiando iniciativas locais e com diferentes esferas de poder lutando pela adoção de políticas afirmativas para eliminar desigualdades de gênero, raça e condição social. “Nossa bandeira é construir um Brasil melhor e fazemos isso através do protagonismo feminino. Queremos convidar as mulheres de Londrina que acreditam nessa ideia para participar conosco”, diz a líder do Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Londrina, a arquiteta Charlene Tófano. No Núcleo local, Charlene tem ao seu lado como líderes colegiadas a microempresária e consultora Sandra Aguillera, que pertence ao Coletivo Black Divas, que há anos faz um trabalho similar na cidade, a professora universitária Juliana Barbosa e a administradora de empresas Vanessa Tófano. A líder de Comunicação do Grupo é a jornalista Nilma Raquel Silva.
Atuando a partir de premissas como o fim da violência contra a mulher, a luta contra qualquer tipo de discriminação, a luta pelos direitos humanos, por educação e saúde públicas e de qualidade, e pela liberdade de imprensa, o Grupo Mulheres do Brasil apoia causas sociais, políticas e econômicas de projetos e organizações já existentes com o objetivo de promover a transformação do país com a força feminina. As voluntárias atuam reunidas em diversos comitês temáticos: Empreendedorismo, Inclusão da Pessoa com Deficiência, Tecnologia, Educação, Políticas Públicas e Igualdade Racial são alguns deles.
O trabalho tem rendido resultados concretos em todo o Brasil e no exterior. Alguns exemplos são a capacitação de mulheres refugiadas para o mercado de trabalho, o programa Aceleradora de Carreiras para treinamento de mulheres pretas e pardas para cargos de liderança e o Fundo Dona de Mim, que oferece crédito para microempreendedoras individuais. A intenção é replicar em Londrina iniciativas bem sucedidas nos outros estados e criar novos projetos com a força e o valor das mulheres londrinenses. “Quando nos unimos em um objetivo comum, expandimos nossas forças e trabalhamos nossas habilidades de uma forma muito mais poderosa”, aponta Charlene Tófano. “Um dos motes do nosso grupo é que ‘cada mulher conta’. Esperamos ansiosas a participação das mulheres daqui da cidade”.