A 2ª Mostra Cinemas do Brasil – No mundo de 2020, que neste ano é realizada em formato virtual, teve início em 1º de dezembro de 2020, e contará com mais de 40 filmes sobre cinemas de rua do Brasil, que poderão ser assistidos de forma gratuita até 31 de dezembro no site da Mostra. Entre as produções selecionadas para participar do evento, o curta-metragem “Cine Rolândia” narra a trajetória do extinto local aberto na década de 60 e fechado em 1985.
A produção tem roteiro e direção da historiadora e professora Carolina Gorla Fernochi, 32 anos, formada em História na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari (Fafiman) e pós-graduada em História Cultural pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), de Curitiba. Ela atua como professora de História desde 2009, na rede pública do Estado do Paraná e na rede privada. Em Rolândia trabalhou nos colégios Alfa e Roland e, em Londrina, no Colégio Portinari.
O filme foi gravado em 2013 e já foi exibido pelo Canal Futura no programa “Sala de Notícias” e já serviu como auxílio em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de uma moradora de Rolândia, que cursava pedagogia na Universidade Estadual de Londrina (UEL). “Quando produzi o Cine-Rolândia, tinha a intenção de preservar a memória afetiva de cada um que vivenciou e frequentou o cinema e, de fato, viveu neste período tão importante para a nossa cidade”, relembra Carolina. Sobre a Mostra, a professora revele que foi chamada para participar pelo próprio coordenador do projeto: Eudaldo Monção Jr.
O filme – Com 16 minutos de duração, o filme traz depoimentos de pessoas que frequentaram a sala de cinema rolandense – esses são os personagens do curta-metragem. Na época, para encontrar os antigos espectadores, Carolina publicou um anúncio aqui no Jornal de Rolândia procurando pessoas dispostas a narrarem suas memórias relacionadas ao lendário cinema. “Tudo começou com um frequentador apaixonado que fez questão de dizer que foi o último a sair da sala, na última exibição”, lembra. “O filme era ‘O feitiço de Áquila’. Ele possui um acervo grande com os cartazes, folhetos, etc. Entrevistei também uma mulher que morou no cinema com o gerente dos últimos anos da sala, teve uma filha com ele e, quando cinema fechou, ele foi embora e até hoje não tem contato”, recordou. A fotografia do filme é de José Dias Lima e a edição foi feita por Daniel Gonçalves.
Agora, o filme tomou proporções de divulgação internacional em meio a sua participação nesta segunda edição da Mostra: “Soube que ele já foi visto até em Israel”, contou Carolina. Este grande evento apresenta um panorama de curtas-metragens, em sua maioria documentários, que buscam homenagear os cinemas de rua do país, além de propor uma discussão sobre a atual situação desses monumentos arquitetônicos que, em grande parte, estão de portas fechadas e sem nenhum tipo de reparo ou manutenção. A mostra temática tem por objetivo tornar os cinemas de rua os protagonistas das histórias na tela e contempla produções de várias cidades do país.
A primeira edição da Mostra Cinemas do Brasil, intitulada “Quando a sala de projeção vira personagem”, foi realizada entre fevereiro e julho de 2019 em mais de 40 cidades brasileiras e exibiu 24 filmes sobre cinemas de rua do país, com abertura no Cinema Olympia em Belém-PA, por sua importância histórica e por ser o mais antigo cinema de rua do país em funcionamento.
“Esta é a segunda vez que eu sou convidada, mas é a primeira vez que participo. Ver que o filme continua na estrada é uma realização para mim e eu acredito que com isso posso cumprir a missão que eu tinha lá atrás, que era de resgatar as falas destes personagens e transformar em histórias”, explicou Carolina. A mostra é uma produção Memorabília Filmes e a ação é realizada com recursos da Lei Federal nº 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc.
Uma programação paralela será realizada também no portal da Mostra Cinemas do Brasil e contemplará exibições de longas-metragens, websérie e encontros com realizadores dos filmes que integram a programação. A programação completa da 2ª Mostra Cinemas do Brasil – No mundo de 2020 pode ser visto no portal www.mostracinemasdobrasil.com.br e redes sociais do evento – no Facebook e Instagram.