Parafraseando a letra de uma das músicas natalinas mais conhecidas, sugiro uma autorreflexão sobre o lugar da leitura em nossas rotinas diárias. A jornada literária de hoje tem como objetivo reavivar o amor pela leitura que está dentro de vocês. E para isso, trouxe a sinopse de três livros – com tema natalino- que vão deixá-los muito animados para iniciarem novas leituras.
O primeiro livro chama-se Um conto de Natal, escrito por Charles Dickens. Em sessenta páginas de uma leitura leve e rápida, o livro conta a história de Ebenezer Scrooge, um homem avarento e solitário que odeia o Natal e tudo o que ele representa, ignora todos a sua volta e não possui nenhum valor pessoal. Contudo, a aparição de três espíritos natalinos o fará repensar seu comportamento e despertará sentimentos aparentemente adormecidos. A história é ambientada em Londres, às vésperas do esperado 25 de dezembro e traz aquela sensação gostosa do natal e nos faz refletir sobre seu verdadeiro significado.
O segundo livro é do famoso J.R.R. Tolkien, com o título Cartas do Papai Noel, reúne as cartas e os desenhos que o autor fez para os filhos ao longo de 23 anos, além de descrever de maneira única os relatos do papai Noel com letras trêmulas e desenhos manuais, traz histórias divertidíssimas. A criatividade de Tolkien a cada carta, umas mais longas e outras mais curtas, bem como a simplicidade, de cada história e desenho, nos deixa na expectativa de ler a próxima carta até que cheguemos ao final do livro.
E o terceiro livro é o da famosa escritora Agatha Christie, intitulado O Natal de Poirot. Hercule Poirot tenta desvendar um crime ocorrido no dia 25 de dezembro na mansão da família Lee. O velho tirano Simeon Lee está morto, numa poça de sangue, com a garganta degolada, e a família, em vez de sentir luto, aparenta-se suspeita e com razões suficientes para cometer esse crime.
Aposto que ficaram curiosos para lerem esses livros e descobrirem o que acontece no final, que tal aproveitarem o final do ano para isso?
Feliz Natal e um ótimo ano novo para todos vocês!
Ana Paula Silva é formada em Pedagogia e Letras