Podcast é o formato da moda. “Ah, mas o que é isso?” Nada mais que um programa de rádio gravado pra você escutar quando quiser. Como eu ouço muito, e muitos, resolvi dar umas dicolas pra quando estiverem malhando – cof cof – ou no carro, sei lá.
– Nerdcast: É o maior podcast do país, e fala sobre praticamente tudo. Seus programas principais são mais voltados a cultura pop, mas tem programas temáticos de história, ciência, política, saúde e inclusive alguns temas que ganharam até seu “filler”, como o Nerdcash – de finanças – e o Nerdcastspeak – de inglês. Tem em média hora e meia de duração, é informativo sem em nenhum momento deixar de ser muito divertido.
– Café Brasil: Com uma temática parecida com a do Nerdcast, só que mais sério, também fala de tudo – dando cotidiano, comportamento e educação. Extremamente bem produzido, também é um dos maiores do país. Uma alternativa pra quem gosta das informações mais didáticas.
– Escriba Café: Um show de produção, tem uma sonoplastia imbatível e criativa, uma apresentação impecável e é resultado de uma pesquisa detalhada. Sempre com temas sobre história, curiosidades e mistérios do mundo, é impecável e imperdível.
– Conversa com Bial: Isso mesmo, o programa do Bial tem no formato de podcast também. Pedro Bial é um ótimo jornalista, tem lá seus vários defeitos, mas… pessoas importantíssimas já foram entrevistadas e mesmo se você não é muito chegado nele, vale pelas entrevistas.
– Posse de Bola: Com foco no futebol brasileiro e carinhas conhecidas como Juca Kfouri, Tironi e Mauro Cezar, é um dos maiores podcasts com foco na bola – tem vários. Eu não gosto muito nem do Juca, nem do Mauro, mas as discussões são boas e o programa é as discussões são boas. Nomes conhecidos pra começar a ouvir um podcast são sempre bem-vindos.
Como ouvir?
Tem inúmeros aplicativos de celular pra isso, e muitas vezes você baixa nos sites dos programas, quem tem o Spotfy eu indico usar ele, é completo, tem muita coisa e gerencia bem os programas, pra quem não tem – como eu- usem o Google Pocast, afinal onde o Google não tá né?
Samuel M. Bertoco é formado em Marketing e Publicidade