O último boletim da dengue divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA), no dia 12 de dezembro, trouxe os novos números da doença. Conforme o documento, o município de Rolândia conta com 58 casos confirmados da doença, além de 583 casos notificados, 244 em investigação e 90 descartados. O período de avaliação é de 26 de julho de 2020 até 12 de dezembro de 2020. Neste novo período de epidemiológico, o município não contabilizou óbitos por causa da doença.
Bloqueios
Recentemente equipes de Agentes de Endemias têm realizado bloqueio educativo contra a dengue nos bairros Vale Verde, Asteca e Califórnia. Conforme informado pela Secretaria Municipal de Saúde o bloqueio educativo é voltado para a verificação da existência e remoção de possíveis criadouros do mosquito, tanto os frequentes quanto os alternativos, bem como para a divulgação e orientação sobre a situação epidemiológica do bairro. Nesses bairros e em outros, os agentes também têm passado o inseticida Cielo para matar o mosquito já adulto.
A Secretaria de Saúde solicita à população que receba bem os Agentes de Endemias que estão uniformizados e identificados. Dúvidas, reclamações e sugestões pelos telefones: 3906-1126, 3906-1122 e 3906-1141. Para denúncias de locais com possíveis criadouros, o telefone de contato é o 3906-1126.
– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;
– Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;
– Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;
– Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
– Não deixe acumular água nos vasos de plantas;
– Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;
– Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;
– Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantenha-os sempre limpos.