Os desafios, e projetos, para a Saúde de Rolândia

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Os desafios, e projetos,...
    Paloma Pissinati, 30 anos, é a nova secretária de saúde do município de Rolândia. Enfermeira, graduada e Pós-Doutora em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), a profissional conversou com o Jornal de Rolândia sobre os desafios que o setor enfrentará durante estes próximos anos, especialmente por conta da situação de pandemia.

    “Nosso desafio principal é a questão da pandemia. Principalmente agora, após as festas de final de ano, em que observamos uma saída geral da população. Entendemos que o fato da pandemia já perdurar por quase um ano dificulta muito no cumprimento das regras de isolamento por parte das pessoas, mas é muito importante que todos continuem mantendo as medidas de prevenção”, alertou Paloma. 

    A nova secretária destaca a situação do coronavírus e da ausência das práticas de segurança por parte da população como um grande desafio, pois isso afeta toda o funcionamento da rede de saúde. “Além de afetar a necessidade de leitos e profissionais, infelizmente quanto mais tempo permanecemos nessa situação de pandemia, alguns serviços que são considerados eletivos e não emergenciais permanecem suspenso, não só aqui no município, mas também em Londrina, como no Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (CISMEPAR) e até no Hospital do Câncer”, ressaltou a profissional.

    UPA 24h
    Outro desafio elencado pela secretária se refere ao investimento que é preciso ser feito no setor de urgência e emergência da cidade, com a criação de uma UPA 24 horas, uma das prioridades da gestão do novo prefeito Ailton Maistro (PSL). “É um pedido que já vem sendo feito por muitos anos pela população de Rolândia. Vejo como um dos nossos principais desafios para este período, visto a importância que isso representa nesta nova gestão”, afirmou a secretária.

    Especialidades
    Paloma também revela que um dos projetos previstos pela Saúde é ampliar os números de atendimentos de especialidades que são oferecidos hoje na cidade. “Vamos estudar as possibilidades de trazer novos especialistas para Rolândia. Hoje nós já temos nutricionista, dermatologista, urologista e psiquiatra. Nossa intenção é ampliar não somente o número de especialistas, mas também de atendimentos oferecidos”, assegurou.

    Além disso, a melhoria em estrutura física de alguns locais do setor de saúde também está na lista de demandas que a nova secretária pretende realizar. “Locais como a Unidade Básica de Saúde do Nobre e de São Martinho, e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que não atende somente o município de Rolândia, precisam de melhorias em sua estrutura física que são reparações pequenas, visto o número de atendimentos que fazemos hoje. Nós precisamos ter serviços que atendam plenamente à população e para isso precisamos pensar na melhoria da estrutura física”, salientou Paloma.

    A secretária ainda destacou que nesta nova gestão o prefeito tem como uma de suas prioridades a pasta da Saúde do município. Por conta disso, os profissionais têm a total de liberdade de levantar as demandas necessárias para que, com isso, a população de Rolândia possa ter acesso a um serviço público de saúde cada vez melhor e mais eficiente. 

    Quem é
    Paloma Pissinati é servidora de carreira, atuante no município de Rolândia desde o ano de 2016, como enfermeira da estratégia saúde da família, coordenadora de planejamento monitoramento e avaliação das ações da Atenção Primária. 

    De novembro de 2018 a dezembro de 2020, atuou como diretora de Atenção Primária à Saúde. Além disso, ela é especialista, na modalidade Residência, em Gerência de Serviços de Enfermagem pela UEL, Mestre em Enfermagem pela UEL e Doutora em Enfermagem pela UEM.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: