Proprietários e proprietárias de instituições particulares de Educação Infantil de Rolândia estão se movimento para pedir a retomada das aulas presenciais no município. As entidades que estão à frente dessa solicitação são os centros de Educação Infantil Luz para o Mundo, Rei Davi, Turminha da Mônica, as escolas Aquarela e Menino Deus, e a Unidade Social Nossa Senhora Aparecida (USNSA).
Sem uma data para retornar as atividades presenciais, os representantes dessas entidades se reuniram com vereadores e vereadoras, na segunda-feira (18), na Associação Comercial e Industrial de Rolândia (ACIR), para esclarecer as medidas de segurança e pediram apoio para a volta das atividades.
“Há uns dez dias nós estamos nos reunindo para discutir essa liberação. Procuramos o prefeito e passamos para ele nossa reivindicação. Já tivemos o apoio de alguns vereadores e da Secretaria da Saúde”, explicou Juliana Frighetto de Paula, sócia da Escola Aquarela.
As instituições pedem a possibilidade de um retorno presencial facultativo aos pais, mas com o intuito de atender ao direito das escolas em ofertar seus serviços também de forma presencial, e aos dos pais que, necessitam e/ou desejam seus filhos de forma também presencial nas escolas. A medida visa atender tanto os alunos de educação infantil (de zero a três anos), quanto do ensino fundamental.
Durante a reunião, os representantes afirmaram que todas as normas de distanciamento já estão prontas. Há organização da estrutura operacional para que os alunos mantenham distância de um metro entre eles, ampliações das salas, ventilação cruzada, disponibilização de álcool gel 70% em todos os espaços físicos, aferição da temperatura na entrada, além da limitação de 12 alunos por sala.
Na quinta-feira (20), foi realizado um novo encontro das entidades na Secretaria de Educação com a própria Secretaria e com o Conselho Municipal de Educação. Nesta reunião, as entidades entregaram um requerimento aos dois órgãos. “Vamos entregar o mesmo documento para outras autoridades para tentarmos negociar essa retomada, que é muito importante para todos nós”, concluiu Juliana.