O empresário Yuri Alexandre Inez, 48 anos, foi eleito o novo presidente do Codese (Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico de Rolândia). A eleição foi realizada durante a Assembleia Geral Extraordinária do Conselho, que foi virtual, na noite da terça-feira (02). A diretoria continua com o vice-presidente Arlindo Armacollo, que estava como presidente interino, e com o secretário Alexandre Farina.
Além da escolha do novo presidente, o encontro também serviu para a apresentação dos resultados do ano de 2020 do Codese e para a discussão e apresentação de novos projetos para o ano de 2021. Arlindo estava como presidente interino em substituição a José Carlos Salgueiro, nomeado para o cargo de secretário de Planejamento por Ailton Maistro, prefeito de Rolândia.
A Mesa Diretora atual foi eleita em janeiro de 2020 e coordena e direciona os trabalhos do Codese e a Plenária com um mandato de três anos, ou seja, até o final de 2022. A partir da segunda Mesa eleita, o que ocorre em 2023, o mandato será de dois anos, sem direito à reeleição do presidente.
Entenda o Codese
O Conselho surgiu em meados de abril de 2018 por iniciativa de alguns empresários de Rolândia, em parceria com a ACIR. Ele foi organizado nos moldes do Conselho de Desenvolvimento de Maringá, pioneiro no Paraná e referência em todo o país, e também com referências no de Foz do Iguaçu.
O Codese tem caráter opinativo e consultivo, sem finalidade político-partidária e religiosa, para formular e fazer executar as políticas de desenvolvimento econômico, sustentável e estratégico, atuando nos termos da lei aprovada e do regimento a ser formulado e aprovado pelo próprio conselho.
O projeto de lei do Codese teve todo o trâmite de criação e montagem chancelado pela ACIR, idealizadora do Conselho. Na prática, o Codese está em formação desde o último trimestre de 2018. A partir de maio do ano passado, estabeleceu-se como um núcleo dentro da Associação Comercial e possui várias câmaras técnicas.