A prefeitura de Rolândia deve publicar um decreto em que institui a Lei Seca, fecha bares e traz medidas mais restritivas na tentativa de se conter o avanço do novo coronavírus no município. O decreto também deve proibir o Carnaval e ou qualquer tipo de festa, além de diminuir para 10 o número de pessoas em reuniões ou festas particulares. A decisão foi tomada depois de uma reunião entre os prefeitos de Londrina, Cambé, Ibiporã e Rolândia.
O prefeito Ailton Maistro dará uma entrevista coletiva nesta terça-feira (09), às 14 horas, quando dará mais detalhes sobre o novo decreto, que deve entrar em vigor a partir das 13 horas do sábado (13) e fica até as 12 horas da Quarta-feira de Cinzas, no dia 17. O decreto pode ser prorrogado por mais tempo.
Apesar do cancelamento do Carnaval, o ponto facultativo na segunda-feira (15) e o feriado de Carnaval na terça-feira (16) ficam mantidos. O decreto trará de volta a Lei Seca e proibirá a venda e o consumo de bebidas alcoólicas, em estabelecimentos comerciais ou locais públicos. Também deve fechar bares, tabacarias e conveniências. Como já mencionado, as restrições valerão a partir das 13 horas do sábado (13) e seguem até a quarta-feira (17).
Todas essas medidas visam frear o contágio da Covid-19 na região. Na domingo (07), o Hospital Universitário, de Londrina, emitiu nota sobre a ocupação máxima de leitos para os pacientes com Covid – a taxa de internação estava em 110%. O HU é o hospital referência para os municípios da região no tratamento da doença.