No sábado (20), a equipe da Semma (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente) de Rolândia realizou mais uma aplicação do biolarvicida BTI (Bacillus thuringiensis israelenses), que combate e diminui os mosquitos “borrachudos”. Essa foi a quarta ação de 2021 e precisa acontecer a cada 15 dias para se interromper o ciclo de reprodução do inseto.
  De acordo com Audinil Maringonda Junior, secretário da Semma, a equipe da secretaria aplicou o larvicida em nove pontos de quatro rios e cĂłrregos urbanos do municĂpio. “AlĂ©m disso, distribuĂmos frações do produto aos proprietários rurais e agricultores, com acompanhamento tĂ©cnico da Semma, para a aplicação. SĂŁo 52 verdadeiros parceiros que a secretaria tem”, ressaltou Audinil.
  Nesta ação, tĂ©cnicos da Secretaria aplicaram o BTI em rios urbanos, que cortam a cidade, em áreas de fundo de vale. “Foram trĂŞs pontos de aplicação no CĂłrrego MaracanĂŁ, no Jardim do Lago, mis trĂŞs pontos no CĂłrrego Marabu, dois pontos no RibeirĂŁo Vermelho e um ponto no CĂłrrego Guairiuva, do Jardim Cidade Verde”, explicou Miguel Nogueira, tĂ©cnico ambiental. Na aplicação nas propriedades rurais, feitas pelos prĂłprios agricultores, há o acompanhamento tĂ©cnico de Aparecido Santana, funcionário do MinistĂ©rio da SaĂşde que está na Semma.Â
  Próxima aplicação
  O biolarvicida BTI está sendo aplicado a cada 15 dias para que se combata o ciclo de nascimento das larvas do borrachudo. “Nossa próxima aplicação deve acontecer no dia 05 ou 6 de março, mais provavelmente no dia 6, que é um sábado, dia em que temos feito as aplicações”, concluiu o secretário Audinil. Se não for feita a cada 15 dias, o ciclo do inseto não é quebrado e a aplicação tem que começar do zero novamente.