Mais um capítulo relacionado à trincheira de Rolândia: a obra deve ser entregue e ser liberada para utilização ainda dentro do mês de março. A população escuta, mas com um “elefante atrás da orelha” e com razão. Os dois últimos prazos pedidos pela empresa ao DNIT para término do serviço foram o final de fevereiro e o final de janeiro. A justificativa para a demora atual foram as chuvas que têm caído no início deste ano e que têm interferido na conclusão da obra.
Muitas situações já ocorreram desde o início da obra, lá em março de 2018. Com promessa de entrega em 14 meses, em maio de 2019, a trincheira da linha férrea de Rolândia foi construída com recursos federais e teve um custo total de aproximadamente R$ 9,8 milhões (sem reajustes). A obra até chegou a ser entregue no ano passado, porém precisou passar por readequações feitas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, o que custará em torno de R$ 150 mil.
Vale lembrar que a trincheira da linha férrea de Rolândia é um sonho antigo da população para se evitar a espera quando o trem passa pela cidade. Já houve reportagens em que ambulâncias ficaram esperando pela passagem do trem para atender a emergência. A mudança do pátio de manobras também auxiliou na resolução desse transtorno.
Março de 2018 – O projeto da trincheira é de 2011, mas apenas em novembro de 2017 a obra foi liberada pelo DNIT. Em março do ano seguinte, as obras foram iniciadas com a promessa de a trincheira ser entregue em maio de 2019. A data chegou, mas a obra se arrastou durante todo aquele ano.
Abril de 2020 – A primeira data para a entrega cogitada foi em abril. Depois, a finalização foi transferida para o dia 31 de agosto: dois anos e cinco meses depois de iniciada e com um ano e três meses de atraso. Não foi entregue. A empresa Legnet, que executa a obra, solicitou mais um prazo para o término dos trabalhos que foram prejudicados devido às fortes chuvas de meados de julho.
Setembro de 2020 – Neste mês, um teste “drive” foi realizado na trincheira e relevou que caminhões acima de 12 metros não poderiam passar com segurança pela estrutura, e por isso algumas readequações precisaram ser feitas no local. O teste foi transmitido ao vivo pelo fanpage do JR e foi um dos vídeos mais vistos da história do Jornal de Rolândia. Um mico ao vivo e a cores.
Dezembro de 2020 – Depois das readequações para que caminhões maiores e ônibus possam passar pela trincheira, a expectativa é que a obra fossem entregues até o dia 20 de dezembro. Porém, o prazo não foi cumprido e a empresa responsável pelo serviço entrou em férias, prometendo a entrega para janeiro do ano seguinte.
Janeiro de 2021 – Após a virado do ano, a trincheira deveria ter sido entregue entre 15 de janeiro, data da volta da empresa, até o dia 31 de janeiro, último dia do contrato. A data também não foi cumprida e a justificativa foi devido às chuvas torrenciais que, inclusive, danificaram serviços já feitos. Uma nova data foi apresentada e a entrega adiada para o final deste mês de fevereiro, o que também não ocorreu.
Março de 2021 – Agora, a expectativa é de que a entrega ocorra em março. Toda a população está ansiosa para finalmente usufruir desta obra pública. A ideia é que a trincheira seja entregue em meados de março e que a prefeitura a receba, faça uma vistoria e a libere ainda durante este mês. Será o final da novela, exatamente três anos depois da obra iniciada e com um ano e 10 meses de atraso?