Com o agravamento da pandemia, a demanda por atendimento tem ampliado rapidamente no Hospital São Rafael, em Rolândia. O Jornal de Rolândia falou com Fernando Aguilera, diretor administrativo do São Rafael, que afirmou o estado alarmante que vem ocorrendo, visto que há um grande aumento dos casos na cidade e os municípios da região, o que acabou acarretando na superlotação no HSR.
Recentemente, o hospital recebeu a habilitação para o tratamento da Covid-19 com 20 leitos de enfermaria. Logo no início da implantação dos leitos, os 20 já estavam ocupados e havia uma fila de mais de 5 pessoas esperando por uma vaga nessa enfermaria. “Agora nós estamos com 37 pessoas com Covid-19 sendo atendidas, isso representa aproximadamente 190% da nossa ocupação máxima disponível na enfermaria”, afirmou o diretor.
O diretor do HSR também comentou que com essa situação de superlotação a instituição está passando por uma sobrecarga de trabalho, e sofrendo com problemas relacionados à aquisição de medicamentos. “Também estamos com dificuldades relacionados ao espaço físico para atender os pacientes já que a nossa estrutura está praticamente toda comprometida, com os pacientes que estão recebendo os atendimentos relacionados à Covid”, alertou Fernando.
Os reflexos dessa superlotação também estão gerando efeitos negativos relacionados aos atendimentos normais, e até mesmo aqueles que chegam no Pronto Socorro, como os casos de acidentes e demais ocorrências.
Ou seja, a situação é realmente preocupante e a população, mais do que nunca, precisa cumprir com as medidas de segurança sanitária orientadas pelos órgãos de saúde. Sendo as mais básicas e importantes: uso correto da máscara de proteção individual, higienização das mãos e distanciamento social mínimo de dois metros de distância.