O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) de Rolândia iniciou a notificação de todos os 17 postos de combustíveis do município. A ação teve início na quinta-feira (25) e durante enquanto todos os postos não forem notificados. “Nessa notificação vamos requerer junto aos responsáveis uma planilha de preço, com os aumentos que foram feitos pela Petrobrás, bem como as reduções”, explicou o coordenador do órgão, José Soares da Silva Neto.
A planilha, que deve ser entregue em um período de até 10 dias, deverá fornecer os dados do dia 25 de dezembro de 2020 até o dia 25 de março de 2021. Todos os estabelecimentos serão notificados pelo órgão e deverão, obrigatoriamente, apresentar as documentações solicitadas pelo Procon. “Essa é uma ação coletiva do Procon”, afirmou o coordenador.
O coordenador do Procon ainda pontuou que os consumidores que abastecem nos postos do município precisam ter sempre em mãos a nota fiscal fornecida nos estabelecimentos. “Se o consumidor observar que houve redução dos valores dos combustíveis na refinaria, e que o mesmo não foi repassado para a bomba no posto para o cliente final, o mesmo poderá em caráter individual procurar pelo Procon, e nós iremos fazer essa comparação nessa planilha que nos será fornecida”, explicou. Se for constatado que o consumidor foi afetado, o Procon vai orientar que a pessoa entre com uma ação judicial para resolver a situação.