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Cuidado com golpe do padrão de luz

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    Há um novíssimo golpe na praça: o Golpe do Padrão de Luz. O Jornal de Rolândia conversou com Yago Fernandes, diretor da instituição W.E Tec Educação de Rolândia, que foi um dos alvos dos golpistas. “O crime é feito pelo telefone. Primeiro recebemos uma ligação do número 0800-8782-362 e aí começou uma história inacreditável”, afirmou Yago. Essa ligação foi em torno das 10 horas da manhã desta terça-feira (30).

    “Durante a ligação eles falaram que o relógio de energia aqui da escola está cadastrado como pessoa física, mas deveria estar registrado como pessoa jurídica. Com isso, nossa escola estava sendo multada com um valor de seis mil e quatrocentos reais, e o nosso relógio seria retirado de funcionamento e ficaria 11 dias sem poder ser utilizado, caso nós não pagássemos a multa”, informou Yago.

    Depois de falar sobre a multa, o valor e a consequência que a pessoa teria recusando-se a pagar o valor solicitado, os estelionatários informam que seria necessário que a vítima entrasse em contato com a Companhia da 4ª Vara Federal para falar com o Dr. Eugênio ou com a Dra. Iolanda, por meio do telefone 4003-5521. “Passaram até um número de protocolo e avisaram que um boleto de pagamento seria enviado. No caso de não haver pagamento, nós ficaríamos sem energia elétrica”, ressaltou Yago.

    Diante da situação, o diretor contou que foi até a Delegacia de Polícia Civil de Rolândia para registrar um Boletim de Ocorrência. Ao chegar no local, descobriu que várias empresas estão recebendo as mesmas ligações deste local afirmando que estão com “problema de registro no relógio de energia”. “Tinham muitos diretores de escola lá na delegacia que passaram pela mesma situação e foram os mesmos golpistas que entraram em contato comigo”, alertou. O número que está sendo utilizado pelos estelionatários é 0800 8782 362, e as informações que eles repassam são sempre as mesmas.

    Como se precaver?
    Para evitar o surgimento de novas vítimas, lembre-se que a Copel cobra todas as taxas de serviço através da conta de luz. Além disso, os cortes de energia só são realizados 15 dias após o aviso da Copel de que a unidade consumidora está inadimplente. Estes avisos estão sendo feitos por e-mail, SMS e nas faturas de energia. Ainda no site ou no aplicativo Copel é possível consultar débitos e obter segunda via ou código de barras para pagamento.

    Em caso de dúvida, é ideal que o consumidor entre em contato para confirmar se há algum serviço a ser realizado no seu endereço e se há algum problema no registro de energia. A Central de Atendimento da Copel funciona 24 horas por dia pelo fone 0800 51 00 116. Se o consumidor suspeitar de que pode estar sendo vítima de um golpe, ele deve avisar imediatamente a Polícia.

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