A Associação Comercial e Empresarial de Rolândia (ACIR) e os comerciantes protocolaram uma carta ao prefeito de Rolândia, Ailton Maistro, nesta terça-feira (06). O documento aponta algumas incoerências e sugere alterações no horário de funcionamento do comércio, além de mudanças na maneira de atendimento.
  A carta menciona a dificuldade encontrada pelos comerciantes para atender os consumidores satisfatoriamente no modelo “para retirada no local” ou no drive-thru, sem que as pessoas pudessem entrar nos estabelecimentos. A ACIR também sugere que a ampliação do horário de funcionamento dos serviços e comércio poderia ser benéfico para os comerciantes e para os consumidores.
  O comĂ©rcio das cidades vizinhas a Rolândia tambĂ©m foi pauta da carta. Cita que os municĂpios vizinhos publicaram decretos para abrir suas atividades nĂŁo essenciais de rua aos sábados em escalas de horários mais prĂłximas do normal, e desta forma puderam atender o pĂşblico com mais tempo. Isso pode ter atraĂdo os rolandenses para esses cidades. O documento lembra que a ampliação do horário de atendimento Ă© uma das primeiras reivindicações da Associação.
  Na carta, fala-se da questĂŁo do transporte pĂşblico e da falta de ações concretas para reduzir a lotação dos Ă´nibus, como exemplo, aumento da frota. SĂŁo trabalhadores que se expõe diariamente e podem estar carregando o vĂrus, prejudicando a si prĂłprio e muitas outras pessoas em sua proximidade. As reuniões particulares e eventos clandestinos tambĂ©m sĂŁo apontados como as verdadeiras causas do aumento dos casos e nĂŁo o comĂ©rcio em si.
  A entidade ressalta o ambiente nebuloso para as atividades econĂ´micas nĂŁo essenciais e ressalta que, atĂ© o momento, nĂŁo foi confirmada medida que ofereça isenção tributária ou prorrogação de prazos de dĂ©bitos para aliviar a operação prejudicada dessas categorias. Por fim, a ACIR e um grupo de comerciantes solicitaram uma audiĂŞncia com Ailton Maistro para buscarem um caminho mais equilibrado para todos os aspectos envolvidos.Â