Os decretos municipal e estadual terminam às 05 horas da quinta-feira (15). Se não houver nenhuma prorrogação por parte do Governo do Estado, o comércio e os serviços voltam ao “novo normal” já a partir da quinta.
Em Rolândia, o decreto assinado na sexta-feira (09) ampliou o horário do comércio em relação ao decreto anterior. O novo documento também mudou a maneira de atendimento aos sábados e o acesso aos supermercados. O Decreto Municipal 094/2021, assinado por Ailton Maistro, autorizou a abertura do comércio do município aos sábados com atendimento presencial e ampliou o horário de atendimento durante a semana: era das 10 às17 horas e passou a ser das 08 às 18 horas. Tudo respeitando as normas de segurança, higiene e distanciamento social constantes no decreto estadual.
O artigo segundo do decreto municipal institui que os mercados e supermercados devem adotar, além das medidas constantes nos decretos estaduais, a implantação de sistema de senha, ou outro sistema eficaz de controle, a fim de obedecer ao limite de 50% da capacidade do local e evitar aglomeração de pessoas dentro do estabelecimento. As normas de se permitir a entrada e permanência de apenas uma pessoa por família e de se proibir a entrada de crianças menores de 12 anos continuam válidas.
Os bares, restaurantes, lanchonetes e afins continuam com o atendimento presencial (limitado a 50% da capacidade do local, das 10 às 20 horas, de segunda a sexta. Após esse horário e nos finais de semana, o atendimento é apenas por entrega ou pegue-pague. A circulação de pessoas e a venda ou consumo de bebidas alcoólicas continua proibido das 20 horas até as 05 da manhã do dia seguinte.